COMO ESCREVER SUA HISTÓRIA – Refinando a história

Olá, como vão todos? Depois relermos nosso texto e acertarmos algumas cenas, está na hora de passar o pente fino. 

Sim, vamos continuar revisando, editaremos o que não é essencial para a história. Sabe aquela descrição que não serve para nada? Aquele personagem que não ajuda a desenvolver a história? Está na hora de excluir tudo isso.

Lista de verificação 

Quero que vocês encarem esse post como um guia, e até sugiro que vocês construam os seus próprios. O desafio aqui é tirar tudo o que não é essencial. Leia em voz alta veja qual versão fica melhor.

A seguir temos uma lista de componentes que devem ser verificados durante a etapa de revisão, incluindo erros gramaticais, ortográficos, pontuação e de estilo.

Alguns dos erros são:

  • Abreviações –  se certifique de acrescentar as abreviações corretas, como sr. e sra.;
  • Apóstrofes – ex., mãe-d’água, Vozes d’África
  • Vírgulas, Pontos e Aspas;
  • Traços e Travessões;
  • Elipses – uma figura de linguagem onde omitimos um termo que pode ser subentendido no texto – ex., “Ele fez o que devia, ele pegou a arma e mirou no alvo”. Fica melhor com o “ele” da segunda oração ou sem?
  • Períodos, orações, frases e parágrafos – verifique se os tamanhos são variados e dinâmicos;

Lista de verificação narrativa

  1. A história tem uma ideia principal clara e concisa (Premissa)? Ela tem coerência e coesão de acordo com o que foi apresentado no início?
  2. A introdução da história (exposição) apresenta as ideias principais, exposição de mundo e personagens principais?
  3. A introdução desperta interesse no seu público? O faz querer continuar lendo? Se não, é hora de revisar sua cena incitante.
  4. Existe um plano claro ou senso de organização na história? Cada parágrafo se desenvolve logicamente a partir do anterior? Você sente que algo falta em algum capítulo?
  5. Cada parágrafo, descrição, dialogo, personagem ou ambientação está relacionada à ideia principal da história? Se esses aspectos não ajudam a desenvolver o enredo, pense em editar ou excluir o que não é essencial.
  6. Os pontos de conflitos principais e secundários estão bem estruturados? Os fatos e acontecimentos sustentam seu enredo e a personalidade de cada personagem?
  7. Existem transições claras de um parágrafo para o próximo? O texto flui de forma agradável para a leitura?
  8. As frases são claras e diretas? Eles podem ser compreendidos na primeira leitura? As sentenças variam em extensão e estrutura? Alguma frase poderia ser melhorada combinando-as ou reestruturando-as?
  9. O enredo e estrutura mantém um tom consistente e coeso? Cada ponto de vista combina com a personalidade do personagem? A história contem um estilo consistente?
  10.  A evolução e conclusão do enredo é eficaz? Encerra a história seguindo os temas e resolvendo a premissa? Dá ao leitor a sensação de história bem concluída?

Lista de verificação Gramatical

  1. Alguma frase pode ser mais concisa ou melhor estruturada?
  2. As sentenças contínuas podem ser coordenadas ou subordinadas de maneira mais eficaz?
  3. O verbo concorda com seu sujeito? O verbo é forte? Todas as formas verbais estão corretas e consistentes?
  4. Os pronomes estão empregadas da forma apropriadas? Eles se referem claramente aos substantivos?
  5. Existem palavras que poderia ser trocadas por outras mais adequadas? Elas podem ser mais específicas?
  6. Cada palavra foi escrita corretamente?
  7. A pontuação está correta?

Lista de verificação Lexical

A seguir veremos algumas palavras que devemos evitar e procurar em nossos textos a fim de deixa-los mais claros e concisos:

  • Lista de verificação de Palavras
  • naquela/naquele/aquele/aquela
  • isso/nisso/essa/esse/nele/nela
  • parece/parecia/pareceu
  • tipo de/de modo/de forma
  • Oh/Ah/Hm
  • até
  • mesmo ainda / mesmo como/ mesmo que
  • logo
  • ainda/ainda que 
  • Assim
  • com certeza/sempre/nunca
  • e entao
  • somente/apenas/só
  • muito
  • de alguma forma/de alguma maneira
  • em absoluto
  • claro
  • especialmente (palavras terminadas em “ente” ou construções parecidas – advérbios)
  • tudo bem
  • mundo (muitas vezes em frases exageradas)
  • na verdade
  • por muito tempo
  • por pouco tempo
  • Porque (frase inicial)
  • Era (frase inicial)
  • deve/deveria/pode/poderia (quando usadas em excesso)
  • tudo/nada
  • às vezes
  • não mais
  • algum/alguns/alguém/algo
  • De repente
  • repentino
  • coisa/coisas (para objetos, descrições ou situações onde não é uma palavra específica)
  • tal
  • exatamente o mesmo

Toques finais

Para finalizar gostaria de deixar alguns questionamentos que nos ajudam a mantém em mente o que uma história precisa e o que devemos verificar:

  • Para quem ficou confuso com tantas sugestões, comece revisando pelos aspectos mais simples, como gramatica e advérbios;
  • Emita/exclua palavras não essenciais;
  • Preste atenção nas motivações dos seus personagens, protogonistas, antagonistas e vilões;
  • Há ação nos primeiros parágrafos? Isso dirá se você está contando ou mostrando sua história;
  • Você está escrevendo na voz ativa?
  • A ambientação é feita na medida certa?
  • Os personagens parecem reais? Você acreditaria que eles poderiam viver no mundo real? Eles são verossímeis?
  • Seu enredo há ação e reação? Os acontecimentos têm consequências?
  • A história é bem estruturada?
  • A maioria das cenas ajudam a desenvolver o enredo?

Para encerar gostaria de lançar um desafio! Leia seu texto e analise quantas palavras não essenciais há nele. Encontre todos os advérbios e conjunção verbais. Os substitua ou exclua, e veja assim se seu texto soa melhor.

Até a próxima! Não se esqueça de nos apoiar, compartir e curtir o post.

FONTE

https://www.tckpublishing.com/proofreading/

https://www.greelane.com/pt/humanidades/inglês/an-essay-revision-checklist-1690528/

https://www.greelane.com/pt/humanidades/inglês/checklist-for-editing-paragraphs-and-essays-1690358/

https://www.greelane.com/pt/humanidades/inglês/checklist-for-a-descriptive-paragraph-1690571/

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