DÍARIO DE ESCRITA – o que você precisa na hora de escrever

Olá, como vão todos? Hoje gostaria de falar sobre algo mais pessoal, o que fazemos na hora de escrever.

Se eu pudesse dar um nome a isso, chamaria de rituais. Todos nós temos um. Acordar cedo, tomar um café, lavar o rosto, escovar os dentes. Na escrita, não seria diferente. Quais são seus rituais?

Se nutra e toma bastante água

É algo que eu preciso fazer antes de qualquer coisa. Se não for um daqueles dias que não preciso estar em algum lugar ou fazer algo, é o que vou fazer; tomar um café da manha reforçado e beber bastante água.

É isso aí, sou a garota da web. Logo que ligo o computador já vou logo para meus links favoritos; Outlook para email, Notion para organização, redes sociais de escrita, meus documentos onde minhas histórias estão, música e me coloco escrever.

Dicionários gramatical e sinônimos

Eu não consigo dizer como procurar por sinônimos faz parte do meu ser. Quando estou revisando o que acabei de escrever ou até no meio da escrita. Pra mim é feito respirar.

Tumblr

É onde grande parte da minha inspiração vem e também é onde eu mais me divirto. Sou daquelas que não consegue ficar concentrada em algo por mais de uma hora. Então, fico mudando de tabs procurando algo interessante para ver ou ler enquanto minha mente descansa um pouco.

Roteiro da história

Depois que meu cérebro acordou um pouco e eu já vi as novidades e emails, está na hora da escrita. Não importa o que eu tenha que escrever naquele dia, um post ou um capítulo, sempre pego meu planejamento e dou uma olhada. Às vezes, vou precisar de alguma inspiração, em outras vou direto ao ponto. Tudo vai depender do quanto dormi na noite passada. Quanto mais descansada estou, mais fácil as palavras vêm.

Revisão do dia

Depois de escrever e tirar alguns minutos para descansar, (se eu tentar revisar meu texto imediatamente é provável que eu não veja os erros), volto para rever o texto. Se for um post procuro por erros gramaticais e se o texto está coerente. Se for um capítulo, o esforço é bem maior. Verifico meu roteiro novamente e vou indo por camadas. Primeiro, releio. Depois adiciono os detalhes, como ambientação que esteja faltando, aquela introduçãozinha no começo do texto, vejo se os diálogos estão bons o suficiente, vejo se os verbos dicendi não estão exagerados, verifico minhas descrições e se os personagens estão agindo ou se eu é que estou contando a história por eles.

Por fim, deixo o texto descansar por mais alguns momentos e volto para verificar o estilo do texto. Isso é, essas são as palavras adequadas? E essas comparações, poderiam ser melhores? Falta algo no texto? Ele está muito curto? Há muitos monólogos internos? Geralmente levo mais meia hora para fazer tudo isso, pois é apenas uma pre-revisão, a revisão verdadeira será feita quando a história estiver pronta por completo e chegar a vez da segunda versão, ou a terceira.

Às vezes, também deixo essa mini-revisão para o fim do dia ou no começo do próximo. Quando mais nos afastamos de uma texto, mais fácil é ver suas falhas. E claro, verifico a gramática conforme vou fazendo tudo isso.

Ao cair da noite

É meu momento de descanso e de leitura. Gosto de tirar alguns momentos da minha noite para ler, pois, ser escritor e não ler é como ser medico sem diploma. Quando mais eu leio, mais conheço do mundo, assim me dando mais ideias para escrever e estendendo meu vocabulário e forma de pensar, dessa forma me fazendo entender outros pontos de vista. É importante entender outros pensamentos além do seu próprio, só assim sendo possível desenvolver a empatia, algo que é indispensável quando temos que escrever personagens que diferem de nós mesmo.

E vocês? Costumam ter rituais? Perceberam que com esses rituais se forma a rotina de escrita?

Digam nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.