Oi, tudo bem? Você tem dicas para quem quer iniciar na escrita? Estou sem escrever há anos, mas sempre vem cenas do enredo abandonado na minha cabeça, como se dissesse “você não vai se livrar de mim tão cedo”

Oiii, tudo bem?

Para começar tenho alguns posts que podem ajudar:

Agora, se você quer iniciar na escrita, para mim o mais importante é gerenciar seu tempo. Primeiro, é melhor anotar todas as suas ideias, todas elas mesmo, todos os detalhes que você lembrar, porque você irá esquece-las. Depois estudo, muito estudo. Felizmente essa parte você pode fazer aqui no blog.

Assim, após você colocar todas as suas ideias no papel é hora de gerenciar seu tempo. Você vai dividi-lo entre escrever, pesquisar o que você precisar para sua história e estudar estruturas e escrita criativa. Seria legal também reservar um momento do seu dia para ler. Alguém que escreve e não lê livros de qualidade dificilmente vai ter um texto legal.

A forma mais fácil de organizar seu enredo é pensar em um inicio, um meio e um fim. Essas cenas base serviram para guiar seu enredo assim você não se perderá (tenho um post sobre isso no blog).

Pense na trama, literalmente um trama onde um fio liga os acontecimentos da sua história, assim, tudo o que você tem que fazer é pensar no que vem antes ou depois de cada cena. Por exemplo, você encontra seu personagem em um problema. As perguntar a se fazer são: Como ele foi parar ali e como ele saíra dali. Imagine uma cadeia continua de acontecimentos e tente chegar até onde ele se encontra agora. Essa é a forma mais fácil de construir um enredo.

E se ainda você tiver problemas, apenas anote o que vier a cabeça, depois leia tudo o que você escreveu e tente liga-la em uma sequencia cronológica. Veja onde tiver furos de enredo e tente preenche-lo como um quebra-cabeça. Pode ser divertido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.