COMO ESCREVER SUA HISTÓRIA: A reescrita inicial

Olá, nesse post retomaremos nosso curso “Como Escrever sua história”

 

Agora que já lemos parte de nossas histórias e fizemos algumas anotações e marcações, está na hora de colocar a mão na massa.

Durante a leitura você deve ter percebido que há cenas que são mais contadas do que mostradas, não? Antes de avançarmos mais, é aqui que nossa segunda versão se inicia. Alguns dizem que devemos reescrever palavra por palavra tudo do zero e outros, que são preguiçosos como eu, vão te dizer para procurar por essas cenas e reescreve-las.

Sim, eu sei. Parece perda de tempo. Assim, vamos começar a firmar regras para a regência da história:

  • Cenas que servem de ligação entre um arco a outro, ou até entre capítulos podem continuar contando a histórias;
  • Todas as outras cenas que servem para apoiar o enredo ou para desenvolver ambientação ou personagens devem ser reescritas ou ser feitas da forma certa, de forma a mostrar as cenas.

Como essa reescrita funciona?

Bem, sei que não é uma surpresa o que vou dizer: “Mostrar e Contar” ou “Show, Don’t tell”.

É a única forma que conheço que pode ser tão eficaz na hora de montar um enredo de qualidade. Ou como escutei ontem em um curso no Youtube, “as cenas do seu livro precisam ser encenações vividas do que acontece ao redor de um personagem”. Foi uma descrição tão perfeita do que essa técnica quer nos ensinar que a frase ficou presa na minha mente.

Tarefa

Para a tarefa desse post gostaria que vocês pegassem essas cenas e as reescrevessem. Quem quiser pode mandar para mim pelos comentários que posso dar um feedback.

Aqui vai um exemplo:

Esse é um pedaço da história que estou escrevendo no momento. O que quero escrever nesse capítulo é>>>>

“Nos próximos dias as crianças continuam fazendo perguntas, Nico fica cheio disso e vai direto falar com Percy falando se ele tem algo para perguntar, que pergunte logo. Quando as crianças voltam a perguntar, ele fala “Que seu pai pergunte”

Texto >>>

“— Nico! Nico! Estou com fome!

— Você sabe cozinhar?

— Onde você aprendeu a fazer isso?

— Foi seu papai que te ensinou?

Nico parou no meio do caminho e levantou a cabeça. Com a porta da geladeira ainda aberta, ele pegava os ingredientes para fazer uma sopa de legumes; batatas, cenouras, alho, cebola e coentro.

Ele se virou para as crianças e sorriu:

— Porque o meu pai? — Ele disse.

— Papai ensina tudo pra gente!

— E sua mãe?

— Ela nunca fica em casa. — Dessa a vez foi Alice que respondeu.

— Ah. — Ele murmurou. Pelo menos isso parece ter freado a sequencia de perguntas intermináveis.

— Você gosta da sua mãe? — Alice disse. Nico olhou pelo canto dos cílios e viu que dessa vez ela não fazia o tipo de pergunta para arrancar informação dele.

— Eu amo. Ela é uma das melhores pessoas que eu conheço. Me ensinou a cozinhar e a estudar. Cuidar da casa e dos meus irmãos.

— E seu pai? — Logan quis saber.

— Ele… fez o melhor que pôde. Me ensinou a cuidar da terra e a ter respeito por todas as coisas vivas. Mas ele podia ser violento quando provocado.

— Que nem a mamãe?

— Logan! — Alice o repreendeu. Ela colocou a mão na boca do irmão e tentou sorrir para Nico.

— Eu entendo. — Nico disse depois de um tempo, quando o silêncio se tornou desconfortável. — Esse vai ser um segredo só nosso.

Felizmente, após essa revelação, as perguntas pararam completamente. Nico se colocou a fazer a sopa e colocou a comida no prato. Se sentou com as crianças a mesa e ajudou elas a comer. Geralmente, esperaria por Percy, entretanto, hoje o chefe da casa teve um compromisso com os pais e seria apenas ele, as crianças e o sofá confortável na sala de estar.”

Sei que não está perfeita ou completa. Faltam algumas descrições e marcas os diálogos melhores. Além da última parte da cena. O importante é notar que o que era um parágrafo se tornou em algo bem melhor e detalhado, algo encenado, entendem? Nossa missão como escritores é criar essa imagem ilustrativa e fazer com o que os leitores sintam essas coisas diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.