COMO ESCREVER SUA HISTÓRIA: O início da segunda versão (Preparação de texto)

Olá, como vão todos? Finalmente reiniciamos nosso curso “Como escrever sua história” e veremos como a segunda versão, ou o início dela acontece.

Como foi abordado em nesse post, para se escrever uma história é necessário muito mais do que colocar as palavras no papel; elas precisam ser lidas com cuidado, reescrita, editadas e enfim revisadas, cada momento pedindo um tipo de escrita específico.

Para iniciarmos a segunda versão precisamos ler nosso texto. É isso mesmo que você ouviu, ler seu texto. E se você é uma dessas pessoas que odeia ler o que escreveu… creio que esse é o fim da linha para vocês. Sinto muito. Agora, quem está disposto a escrever um livro de qualidade, vamos lá.

Relaxe

É, eu sei, pode ser algo difícil a se fazer. Sua alto crítica deve estar gritando. É normal, então deixe essa vozinha entrar e depois inspire, permitindo que ela saia de você. Já se sente mais leve? Eu me sinto. Brincadeiras a parte, queria eu estar brincando. Ler sua história e gostar dela é um passo importante. Comece com pequenas partes e vá se acostumando ao seu próprio estilo. Uma hora tudo vai ficar melhor e essa agonia se tornará em algo prazeroso. Acredite, eu já passei por isso muitas vezes.

Objetivo

O objetivo de ler nossos textos é analisar a estrutura dele. Isto é, ver se alguma cena falta, se o texto está muito curto, dar uma ajeitada na gramática, melhorar suas descrições de ambientação, enxugar cenas que não são necessárias, ver se a exposição/introdução da história está boa o suficiente, ver se temos conflito necessário para ler a história de forma interessante, se o clímax é satisfatório e muitas outras coisas, como acertar a fluidez do texto. Então, relaxe, abordaremos todos esses conceitos e muitos outros durante a segunda e terceira versão.

Como fazer?

Para esse início do novo modulo peço que vocês tenham alguma forma de fazer comentários e anotações no texto. Pode ser folhas imprimidas e um lápis, pode ser um aplicativo ou uma pagina de word. Use cores diferentes ou faça comentários nas margens e/ou já no texto. O interessante é ir lendo e ver o que pode ser melhorado.

Ah, mantenha um bloco de notas por perto porque novas ideais surgirão. Ou crie uma pagina no seu processador de texto, para ideias extras ou coisas que você queira acrescentar/mudar.

Devo ir reescrevendo enquanto leio?

Bem… decidi não restringir ninguém, então, eu digo. Faça o que for mais natural para você.

Eu costumo já arrumar e até escrever em pontos em que eu penso que não estão bons. É, eu sei, muitos desaconselham esse tipo de coisa. “Faça uma coisa de cada vez e depois volte para arrumar”. A verdade é que se eu deixar para depois vou esquecer esse ponto ou parte da ideia, então eu tenho a tendência a modificar assim que eu puder. Não consigo me parar. Entretanto, se você ainda está escrevendo sua primeira versão, sugiro não ficar parando no meio do caminho para reescrever, pois, isso te fazer perder o ritmo e se perder no enredo.

Agora, exatamente como faço isso?

Não é algo fixo e você pode fazer como quiser.

Você pode usar cores diferentes para marcar coisas diferentes como, texto que não flui bem aqui, palavras que poder ser mais forte aqui, ou até demarcar um dialogo que pode ser melhorado.

Tenho alguns exemplos

Ou assim:

Usei o Google docs para fazer essas imagens, mas isso pode ser feito na maioria dos processadores de texto. Use um sistema de cores com legenda, como eu fiz no primeiro caso, ou use o sistema de comentários e anotações do próprio processador.

Ainda temos mais algumas opções, na escrita á mão.

Esse segue um modelo mais profissional, o que não abordaremos nesse curso, que se chama revisão de texto e marcas de revisão.

Entretanto, é interesse conhecer e nos inspirarmos. Que tal fazer um círculo á caneta em uma palavra e escrever a anotação nas margens ou numerar esse círculo e escrever no verso da folha? O importante aqui é notar que quando lemos em uma folha impressa ou com uma fonte diferente á que usamos para escrever, os erros aparecem mais facilmente a nossos olhos, facilitando a correção. Assim, vá lendo e anotando o que pode ser melhorado e fazendo seus comentários da forma mais simples e comoda possível. É quando vemos em que direção nossa seguiu e se ainda vale a pena continuar trabalhando nela.

Já a preparação de texto e que é feito um antes da revisão, é parecido com o que faremos nesse primeiro momento, algo assim:

Se trata sobre ver possíveis erros e indicar possíveis comentários que nos ajude a melhorar o texto. Às vezes, abrir um balão e inserir ali uma possível cena pode ajudar muito na organização do texto, assim, só precisando voltar depois e escrever tal cena.

Tarefa

Para esse primeiro momento, sugiro que façamos o seguinte desafio, peque os cinco primeiros capítulos da sua história e faça esse exercício.

  • Primeiro leia sem fazer modificações.
  • Imprima seu texto, faça anotações e comentários, sublinhe ou circule as palavras. Se for usar um processador de texto, mude a fonte e a cor pagina, fazendo marcações ou apenas usando os comentários e anotações do processador.
  • Mantenha em mente a estrutura do enredo e a forma que você montou suas orações.
  • Ler em voz alta pode te ajudar a pegar esses erros. Uma dica é: se você ficar parando durante a leitura em voz alta ou soar muito estranho é porque esse texto precisará de uma boa rescrita. O que está tudo bem, todo texto precisa dessas coisas. E se você for impaciente como eu, fique a vontade para rescrever o que for necessário. Experimente e se divirta, e se lembre, tente definir o que você gostaria de melhorar em seu texto.

Para o próximo post estaremos definindo mais alguns conceitos sobre o que devemos prestar atenção durante a reescrita. Não se esqueça de curtir, compartilhar e nos apoiar!

FONTE

https://www.blogs.unicamp.br/blogando/como-usar-as-ferramentas-de-revisao-do-word/

https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2605/revisao-e-reescrita-na-producao-de-memorias-literarias

https://www.blogs.unicamp.br/blogando/como-usar-as-ferramentas-de-revisao-do-word/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.