DICA DO DIA – Cenas de luta

Olá, como vão todos? Hoje responderemos uma ask de um leitor sobre cenas de luta.

Então, precisamos ir por partes. Primeiro precisamos saber como escrever cenas de luta e depois nos especializarmos em uma luta de combate ou habilidades.

Como escrever uma cena de ação/luta?

Caímos no velho ‘Mostrar e Contar’. 

Não é suficiente dizer que duas pessoas se enfrentam e sim que elas levantaram suas armas, correram em direção uma da outra, suas armas se chocaram e eles ataram novamente. Para mais detalhes sobre ”Mostrar e Contar’ é só pesquisar no blog.

Precisamos prestar atenção ao Ambiente. É terroso? Asfalto? São pedras? Dentro de algum lugar? É interessante ver se as habilidades de personagem teriam vantagem sobre esse lugar. E se ele não tem, o que ele faria para vencer.

Sua narração/descrição precisa ser física. Emoções são importantes, porém para que tudo tenha uma boa base, a fisicalidade precisa existir. Como o personagem se move? Quais seus trejeitos? Arma de escolha. Ele está ferido? Está vencendo a luta? Quais são seus movimentos? Eles são baseados em alguma prática marcial?

Quais os objetivos dessa luta? Ele batalha por si mesmo? Por outras pessoas? Um reino inteiro? Talvez se ele tiver desesperado o bastante o personagem acabe se sacrificando e dando tudo de si.

Quais são suas habilidades? Não tem jeito, precisamos fazer uma pesquisa. Em livros e internet. Encontrei um video no canal “Ficçomos” em que ela dá alguns bons exemplos e dicas sobre o assunto. Vale a pena dar uma olhada.

https://youtu.be/4iPmM164NZ0

O que não fazer em uma cena de ação/luta?

Quebrar as regras da física. 

Também não se baseie em filmes de ação. A não ser que você esteja em outro planeta, a verosimilhança precisa existir. Se mantenha realista e não invente golpes miraculosos, porque afinal, seu personagem não é o Jack Chan, nem o Bruce Lee e muito menos o Torreto.

A seguir, alguns links que podem ajudar:

THE WRITER’S ROOM –  https://thewritersroomblog.tumblr.com/post/632154484033896448/dicas-para-escrever-cenas-de-luta

Bibliomundi – https://bibliomundi.com/blog/como-escrever-cenas-de-luta-em-um-livro/

Encontrei aqui uma lista com super-poderes:

THE WRITER’S ROOM   -https://thewritersroomblog.tumblr.com/post/188151543334/superlista-de-superpoderes-para-seus-super-heróis

https://sites.google.com/site/listadepoderes/lista-de-poderes

https://superpoderes.fandom.com/wiki/Superpoderes

E esse artigo sobre poderes baseados na ciência – https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/super-herois-na-aula-fisica.htm

E esse aqui falando sobre quem é o super-herói mais poderoso – https://incrivel.club/inspiracao-historias/segundo-estudos-cientificos-estes-sao-os-10-super-herois-mais-poderosos-de-todos-os-tempos-862810/

Infelizmente não encontrei nada mais além do que isso ou que valha a pena comentar. A maioria dos posts é bem genérico.

Para encerrar, gostaria dar a última sugestão, de verdade. Pesquise e estude.

Posso dar milhares de dicas que ainda não vai ser suficiente, pois cada cena de luta é única e particular. Elas têm um estilo próprio, ritmo e motivo de acontecer. Se você for olhar em drama chineses, tailandeses, japoneses, americanos e até em brasileiros cada um vai ter suas características. A melhor coisa é pegar como modelo seu autor favorito ou ir desenvolvendo seu próprio estilo. O importante é mostrar o que acontece durante a balhata, como os personagens se sentem e não esquecer a fisicalidade tão necessária.

Obrigada por ler! Espero ter ajudado com esse texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.