Titulo e resumo narrativo

Olá, como vão todos? Na pressa de planejar a história nem percebi que o título e o resumo da história tinha passado batido.

Titulo

Tudo isso tem um motivo. Odeio dar nomes as coisas. É estranho, eu admito. Geralmente deixo passar alguns capítulos para só então dar um título. Ou faço um brainstorming dos conceitos, ou palavras que mais se repetem durante a escrita; é assim que surge o meu título. Na maioria das vezes fica bem brega? Fica. Mudo o título muitas vezes até ele começar a fazer algun sentido para mim? Mudo. O legal é que encontrei algumas formas de faze-lo de uma forma melhor.

Tema ou Premissa

O título deve indicar sobre o que a história se trata. Minha história é sobre vício, então encontrar conceitos que se encaixassem nessa temática era o indicado. Encontrei a palavra “Intoxicado” que me serviu muito bem, pois a história começa por causa do personagem que teve uma overdose e fui atropelado ao mesmo tempo. Então, para mim, pareceu bem racional.

Brainstorm, Conceitos e Sinônimos

Como eu disse, se você não tem certeza, veja quais palavras se repetem e as coloque no papel junto com os conceitos usados na premissa e tema. Os misture e veja quais as ideias saem disso. Se ainda tiver dúvidas, use dicionario de sinônimos e veja quais termos podem ser mais interessantes para a história.

Verbos

Gosto muito dele, pois eles carregam bastante significados com só uma palavra, junto ao conceito. Então porque não nomear uma história com eles? Assim, podemos usá-los do jeito que quisermos. Pode ser para trazer mistério ou literalmente contar o enredo. Como… “Fragmentado”, vocês se lembram desse filme? O título não entrega todo o enredo, a não ser que você saiba sobre o plot twist, o que é o ótimo. Verbos são ótimos.

Referencias

Use referências ou frase retiradas de outros lugares. Pode ser uma música, nome da cidade onde a história acontece, outra obra literária ou nome de filmes.

“Muitos autores já se inspiraram em obras clássicas, como William Faulkner, cuja obra Sound and the Fury (O Som e a Fúria) é inspirada no solilóquio de Macbeth,[7] e John Steinbeck, que se inspirou na canção patriótica americana “The Battle Hymn of the Republic” para dar o título Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira) a seu livro.[x]

Perguntas do Leitor

No site do Viltoreis  também temos algumas dicas interessantes. Se trata de responder algumas perguntas e assim, nomear nossas histórias:

Sobre quem?

  • Forrest Gump (Winston Groom)
  • O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien)
  • Oliver Twist (Charles Dickens)

Sobre a história?

  • Jogos Vorazes (Suzanne Collins)
  • A Caçada ao Outubro Vermelho (Tom Clancy)
  • O sol é para todos (Harper Lee)

Quando acontece?

  • 1984 (George Orwell)
  • Mil e Uma Noites (folclore)
  • O amor nos tempos da cólera (Gabriel García Márquez)

Onde acontece?

  • Pesca de salmão no Iêmen (Paul Torday)
  • Montanha gelada (Charles Frazier)
  • Uma passagem para a Índia (EM Forster)

Sumario ou Sinopse

Esse é outro aspecto que me dá trabalho e eu acabo escrevendo qualquer coisa nas primeiras versões. A não ser que eu tenha um conceito muito bem planejado desde o incio.

Por sorte, eu encontrei no tumblr um post sobre isso e que, na verdade, eu faço exatamente o que é descrito abaixo. Então, achei legal compartilhar:

  • Copie as primeiras linhas da história. Pode ser uma parte qualquer ou partes que você acha interessante e que serviria de introdução para dizer as pessoas sobre o que é seu enredo, mas de forma bem resumida. Tente manter em mente a essência da sua história.
  • Diga quais são os principais tropes do enredo. É amor incondicional? Inimigos/Amantes? O herói que salva a mocinha? Esse pode ser uma forma descomplicada de pensar no sumário.
  • Faça perguntas ou apresente uma hipótese. Por exemplo, o que acontece se você pegar tal personagem e colocá-lo em tal situação?
  • Uma situação. [personagem] + [coisa] = [resultado]
  • Faça um resumo de uma frase do que possa estar acontecendo. Apenas uma. Não importa se não cobrir todos os aspectos importantes. Você sempre pode mudar isso no futuro.

Espero que esse pequeno post seja de ajuda e não se esqueçam de compartilhar e nos apoiar!

FONTE

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/titulo-na-redacao-cinco-dicas-que-podem-resolver-suas-duvidas/

https://pt.wikihow.com/Criar-um-Bom-Título-de-Livro

https://lastoneout.tumblr.com/post/651201585454678016/super-simple-low-effort-ao3-summary-methods-that

Titulo e resumo narrativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.