Oi, tudo bem? Eu descobri recentemente que perdi meu livro, porque eu troquei de celular e quando fui enviar as coisas do antigo pro novo, os arquivos não estavam indo. Isso me desanimou bastante por semanas, estou relembrando aos poucos o que estava escrito lá, já que eu tinha “abandonado” porque já tinha terminado de escrever e revisar, mas não tinha coragem de ter um beta oficial, já que pra todos que eu mostrava me elogiava e parecia muito falsa as falas.Mas ultimamente não consigo escrever, só algumas frases soltas, mas elas ainda estão sem emoção. Eu apenas as escrevo quando estou entediada e deixo em um bloco de notas, mas quando vou vê-las novamente me incomoda a falta de sentimentos, ou sentido até.Eu também não consigo fazer outros hobbies, como desenhar ou ler livros. Eu me sinto um pouco frustada quando eu começo a ler, porque me dá vontade de voltar a escrever e não sai nada. Eu literalmente fico encarado o papel ou o celular com uma palavra escrita. Até quando eu tento criar outro começo.Sinceramente, não sei o que fazer. Eu escrevia desde os meus 12 anos e aquela época eu era bem ruim kkkkk, eu escrevia as piores fanfics que você possa imaginar. Mas eu gostava da sensação, mas agora não sinto vontade de fazer o que gosto, ou gostava. Mas escrever é minha segunda paixão. Não sei como superar isso. Na verdade, acho que eu tô indo como uma tartaruga, porque nunca desabafei tanto sobre isso quanto agora.Me desculpa por desabafar com você sobre meus problemas, mas muito obrigada pela atenção. Saber que sou escutada me faz sentir melhor, eu acho.

Oii, tudo bem? Comigo vai mais ou menos. É, aquela que dá as dicas não está tão bem na escrita quanto ela emprega. Porque no fim, se você não estiver com a cabeça no lugar certo, nada dá certo. Sabe? Não importa se você sabe como escrever, às vezes, as palavras simplesmente não vêm. Não como queremos.

Venho tendo esse problema desde 2020 e quase desisti de escrever. Eu não sei… estava me sentindo meio vazia? É muito estranho, já que a escrita também é minha paixão.

O que eu quero dizer é: você não está sozinha nessa, porque eu também perdi o pendrive onde eu guardava minha vida. Imagine dez anos de escrita, livros e filmes? É bem isso. Ainda bem as coisas mais atuais eu deixo na nuvem já que é mais fácil editar os arquivos assim.

O que eu também descobri nesse tempo é que a pressão que colocamos em nós mesmos é a pior coisa que pode acontecer. A história que estou tentando escrever… bem… parece que eu regredi cinco anos. Tá uma bela bostinha e fazia tanto que eu não achava que algo que eu escrevo ruim, sabe? E a razão é essa, é tanta pressão e medo de decepcionar que esses sentimentos vazam para a página. Então, a coisa mais racional a fazer é largar essa pressão, esse perfeccionismo. E eu sei, é mais fácil falar do que fazer.

Geralmente algumas coisas me ajudam nesse ponto. Como voltar a ler algo que você amava ou descobrir algo novo e se deixar aproveitar a experiência. Sei que é difícil, mas… temos que tentar.

Revisar outras histórias. Elas me relembram que eu tenho a capacidade de escrever coisas legais. É o que estou fazendo enquanto tento escrever.

Prompts. Sempre dá certo. Eles me fazem desviar a atenção do que estou me torturando e fazem eu abrir minha mente para outras possibilidades. Tem vários projetos online. Nanowrimo. Kinktober. JanuWhump e até projetos de fandoms como StarkerFest. Não importa o que você escolha fazer, ter uma comunidade ou um pequeno grupo de pessoas para te apoiar ajuda. É por isso que eu gosto de famdom, você nem precisa participar ativamente, e ainda assim a inspiração vai estar lá. E claro, um beta. Poupa bastante tempo.

Aqui vão algumas sugestões finais. Sempre tenha mais de um backup. Na nuvem e em outro lugar. Poste seus textos em alguma plataforma, assim, vai ser muio difícil perder. Alguém para te ajudar é sempre agradável, alguém que seja sincero e bondoso, que te entenda e goste do gênero que você escreve. Se eu tivesse no seu lugar, eu continuaria anotando o que for lembrando e deixar fermentar as ideias, sabe? E no resto do tempo, me divertir. Mesmo que não saia as coisas mais brilhantes de lá. Não tem jeito, talvez escrever mais sobre o que você sente pode ajudar.

Ah, sobre beta, você ia me adorar. As vezes sou sincera até demais e as pessoas nunca voltam para falar comigo, mesmo eu avisando que isso iria acontecer. Eu elogio o que tem pra elogiar e aponto o que pode ser melhorado, mas parece que as pessoas só vem a parte negativa da coisa. Então, se precisar de ajuda fica a vontade.

Você também disse que só escreve quando está entediada? Esse pode ser o problema. Se você está entediada, o texto também vai estar, não? De novo, sei que é mais fácil falar, mas… que tal você tentar criar uma rotina de escrita? Agora estou gostando de escrever a noite antes de dormir e reviso outras coisas durante o dia ou de manha. É incrível como meu cérebro parece ter se acostumado com isso. Nos dias em que não faço isso parece que algo me falta, então pode ser uma boa ideia criar ago mais fixo e tentar não escrever somente quando você até entediada ou isso vai virar um habito, e hábitos são difíceis de quebrar.

Enfim, o objetivo aqui é você voltar a ter prazer na escrita. Tente relaxar um pouco, faz algo diferente do que você está acostumada. Porque não fazer um exercício de escrita? Pegue seu personagem e escreva algo sobre ele. O que ele estaria fazendo agora? Qual seria o objetivo dele? Tente recriar alguma cena que você amava do seu livro. Eu adoro ir descobrindo novas coisas sobre meus personagens. E se reconectar com seus personagens e enredo é essencial.

Espero que esse texto possa ter te ajudado.

Ana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.