Bom dia, tudo bem?Estou escrevendo um livro onde a protagonista compõe uma canção pra uma ex amiga, mas não sei como colocá-la na narração. Poderia dar dicas?

Oi, tudo bem?

Como sempre, minha resposta é depende. Exatamente como você gostaria de fazer? A imaginação é o limite.

A forma mais óbvia, é a forma da fanfic: inserir estrofes da música em algumas partes do texto, o que eu acho muito… clichê e vergonha alheia.

Tem também colocar partes da música no começo de cada capítulo, o que pode ou não funcionar. Depende do seu gênero.

Mas, para mim, a forma mais interessante e racional é mostrar esse personagem escrevendo a música, vendo ele desenvolver as estrofes através dos capítulos e como é a relação desse personagem com essa ex amiga. Aí sim, fica bom colocar as estrofes durante o enredo, diferente de apenas colocar as estrofes como uma songfic, sabe?

Tudo bem, para quem gosta desse tipo de coisa, entretanto acho que esse estilo de história/fanfic ficou no começo dos 2000. Alguém conhece uma boa songfic que possa servir de exemplo? Deixe nos comentários!

Enfim, a melhor forma é mostrar, usando o “Mostrar e Contar” (Show, don’t tell). Mostre o que acontece pela visão do personagem e mantenha as cenas no presente e fisicamente. O personagem precisa agir, pensar, sentir e contracenar com outras pessoas. Não se esqueça que experimentar faz parte da escrita, se algo não dá certo, tente outra forma ou outra perspectiva.

Por enquanto, é só. Se eu lembrar de mais alguma forma, faço outro post. Espero ter ajudado. E não se esqueçam de nos apoiar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.