COMO ESCREVER SUA HISTÓRIA – Roteiro da história

Olá, sejam bem-vindos a mais um post. Hoje daremos continuação ao nosso curso com alguns exemplos concretos.

Para esse post assumo que já temos o roteiro dos primeiros capítulos. Se você quiser tomar alguns dias para pensar sobre as cenas, faz bem. Enquanto vá pensando em outras cenas ou faça escrita livre; pense em uma cena ou situação que você queira explorar no seu enredo e escreva. Se lembre, criar uma rotina é importante. E se você fez algum tipo de estruturação ela também pode ser usada. Para mim, esse roteiro das primeiras cenas é um planejamento estendido e detalhado de uma estrutura maior, já que aqui vamos quebra-la em menores pedaços para podermos montar nossas cenas.

O roteira ficará assim:

  • Capítulo 1

Nico acorda no hospital. Os médicos o avaliam. Nico ainda está fraco e volta a dormir. Se sente fraco, com tudo doendo e miserável. Nico acorda novamente e a enfermeira chama os médicos. Ele fala que tudo parece estar bem e que os amigos estão esperando do lado de fora. Nico pensa que não merece a amizade deles se sentindo ainda pior. Nico diz que quer descansar e ignora as enfermeiras ao redor dele.

  • Capítulo 2

No dia seguinte, Nico se sente melhor fisicamente. As enfermeiras o acordam e começam a introduzir alimentos líquidos, elas o sentam na cama, o médico faz mais algumas perguntas e os amigos entram. Nico ao vê-los se sente pior do que quando acordou; ele vê o olhar preocupado da irmã, vê Jason e Thalia quietos a um canto do quarto, compreensivos e vê Percy parado, encostado no batente da porta, com uma expressão seria e dura. Nico quer se esconder e sair quando ninguém estiver prestando atenção só para fugir daquela situação. Os amigos escutam as recomendações do médico e que Nico deve ainda ficar mais alguns dias no hospital e que seria bom se Nico fosse internado em uma clínica para dependentes químicos. Decidem que Nico irá para casa e irá morar com Hazel e Percy.

  • Capítulo 3

Nico aceita morar com os amigos porque se comove e não quer perder a amizade deles. Na verdade, ele se sente ainda mais envergonhado e péssimo, ele se surpreende ao ver sua irmã, amigos e outra pessoa que ele não via há anos por causa de um desentendimento. Ele se comove e entende que tem que mudar de atitude. Conforme os amigos e irmã vão embora, Percy fica aquela noite com ele no hospital, cada noite alguém iria ficar com ele, fazem um rodízio. Eles acabam conversando sobre o passado e porque ele tinham parado de se falar. As coisas continuam estranhas e desconfortável entre eles, Percy continua com aquela cara seria, quase como se Percy estivesse ali contra a vontade dele, mas Nico sabe que Percy não faz nada que não queira. Ele fala para Percy que ele não precisa fazer aquilo. Por um tempo Percy não responde, apenas o encarando. Percy enfim responde que quando precisou Nico foi o único que o ajudou, e isso foi o suficiente para Nico entender, pensa que Percy provavelmente tinha brigado com a namorada da vez e deveria estar tentando fugir o tanto quanto ele. Percy dorme na cadeira ao lado de sua cama no meio de dizer algo e Nico sorri, se sentindo nostálgico. Não seria a primeira vez que isso aconteceria. Ele fecha os olhos e também dorme. Na manhã seguinte, a porta é aberta e por ela entrada Will, seu noivo, o acordando. Nico teria dado risada se Percy não tivesse pulado para fora da cadeira, se colocando na frente dele, exigindo saber quem o intruso era.

  • Capítulo 4

Nico encara os dois homens no meio do quarto se encarando e coloca a mão boca, agora prendendo a risada de verdade. Will faz careta e se aproxima da cama de Nico pelo outro lado. Dizendo — Nico, pensei que você tivesse tido um acidente. Onde você se meteu? E aí me ligam dizendo que você está recuperando de uma abstinência?

Nico desvia o olhar e encara as próprias mãos, olhando de canto de olhos para Percy que parece mais irritado ainda, que anda para fora do quarto, fechando a porta e o deixando com Will. No fim, Will diz que não pode mais continuar com isso, porque não era a primeira vez. Will tem medo que de chegar um dia em casa e encontrar Nico morto no meio do próprio vomito. Nico não diz nada durante o monólogo de Will, literalmente sem saber o que dizer. Porque tudo aquilo era verdade. Will devolver o anel e diz que até o fim do mês vai se mudar.

A porta abre e fecha com a partida de Will, o deixando apenas com silêncio e o anel que ele não consegue parar de olhar. Tudo tinha sido ótimo enquanto durou, ele nunca teve esperança que fosse durante tempo o suficiente para se tornar permanente. Mas agora… agora ele não sabia o que fazer.
A cama a seu lado afunda e a mão de Percy cobre e o anel, o fazendo levantar a cabeça. Percy diz para ele não chorar, que vai ficar tudo bem. Percy já não parece tão serio e o abraça com cuidado. Nico o abraça de volta e se deixa chorar como há muito tempo não fazia.

  • Capítulo 5

O resto do dia Nico passa triste, dormindo ou vendo pessoas entrando e saindo de seu quarto. No dia seguinte a comida sólida e Hazel, a irmã de Nico, chega. Ela conta como se formou na faculdade de medicina e como os pais ficaram preocupados e como até a vovó ligou da Itália, que toda a família estava indo até ali o visitar. Com essa notícia Nico se sentia ainda pior, vendo Percy e Annabeth entrarem no quarto. Percy fala, — Sinto muito, cara. Eu não gostaria de estar na sua pele.

Ele também não gostaria de estar. Todo conheciam sua família e quanto mais velhos, mais insuportáveis e preconceituosos eles eram. Sortudo era Percy que apenas tinha Sally, Tyson e o pai recém reaparecido para se preocupar.

Annabeth se aproxima da cama dele e o abraça. Fazia muito tempo que ele não a via, desde que ela e Percy tinham terminado indiretamente por sua causa. Então, se ele dissesse que se sentiu culpado por muito tempo não seria novidade, assim, essa mesma culpa voltou feito um rolo compressor sendo jogado dentro dele. — Desculpa., ele disse, era melhor tarde do que nunca, já que na epoca ela tinha desaparecido tão rápido que não teve a oportunidade de conversar com ela.

Annabeth disse que não foi culpa dele, ele não tinha controle sobre o que Percy decidia fazer. Ela diz que está feliz que Nico está bem. Aparentemente, apos o termino ela tinha voltado para os Estados Unidos onde o pai ainda morava, ficando todo esse tempo por lá, aparecendo agora para fazer uma visita já que ela tinha retomado o contato com Percy, o que provavelmente deveria ser o verdadeiro motivo dela estar ali. Desde do término Percy não tinha tido um relacionamento mais longo do que alguns meses. Então, ele deveria aproveitar o tempo que ainda tinha com o amigo.

Logo foi ficando tarde e ambos Annabeth e Percy se despiram com um abraço, o deixando com Hazel que havia trazido seu notebook e livros. Ela se acomodou no lugar que Percy tinha ocupado, ficando em silêncio enquanto Nico fechava os olhos, se sentindo exausto de repente, embora ele soubesse o motivo. Isso não importava, agora ele tinha que se concentrar em se recuperar e não preocupar os amigos.

 

Bem, esse é o roteiro geral do que tem que ter em cada capítulo. Provavelmente vou colocar outras cenas, tudo o que parecer mais natural para a progressão da história. Geralmente gosto dos meus capítulos no mínimo com 3 mil palavras e no máximo 5 mil. Vocês podem fazer isso ou apenas escrever os capítulos e ver no que dá. Descobri que capítulos maiores dão uma fluidez melhor ao texto. Então, tudo depende do seu gosto.

O importante é perceber que seu roteiro pode ser feito como for necessário. Em alguns pontos tem mais detalhes, em outros menos. Eu até escrevi parte das cenas já por aqui. É interessante fazer dessa forma, vendo as cenas e capítulos, porque assim sempre surgem mais ideias. Assim, vamos encaixando mais cenas e tendo um panorama da história de forma mais organizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.