DICA DO DIA – Como tornar o texto mais interessante

Olá, como vão todos? A seguidora @alexiaparker19 no tumblr, comentou em um dos posts que gostaria de saber como deixar a dor do personagem dela mais interessante. Essas dicas servem para qualquer tipo de texto, porém vamos nos focar no que ela precisa.

Bem, a primeira coisa que precisamos saber é que para deixar qualquer coisa mais interessante é necessário adicionar detalhes. Quanto mais, melhor. E qual a forma mais fácil de fazer isso?

Mostrar e Contar

Ainda está para nascer algo que me ajudaria tanto quanto essa técnica.

O texto da @alexiaparker19:

“Trabalho, ele está em seu escritório lendo vários projetos e separando, vendo e-mails, respondendo… Eu não queria deixar a cena como,” Ah, ele está com dor de cabeça”.

Isso seria o contar. Uma série de acontecimentos quase desconexos.

Agora, está na hora de colocar a mão na massa!

Vejam:

“Carlos se sentou na cadeira e ligou o computador, vendo seus recados do dia, mergulhando na pilha de papéis em cima de sua mesa. Isso tinha sido há cinco horas. Cinco horas tortuosas onde o tempo pareceu se arrastar até que o telefone em cima de sua mesa tocou, fazendo suas têmporas latejarem ainda mais.

Ele passageou as têmporas e com a outra mão, aceitou a ligação, se deixando relaxar contra o apoio da cadeira de couro preta.

  • O que você quer?

  • Ah, benzinho, não me trate assim, sou apenas o mensageiro.

  • Jack, se você não diz–

  • Calma! É serio, cara. Foi Stephanie que me pediu para ligar já que você não atende os telefonemas dela.

Ele sabia muito bem disso, fez questão de declinar cada um deles. As coisas não eram as mesmas e ele também não era. Carlos sentiu outra pontada bem no meio da têmpora e fechou os olhos, sentindo como se sua cabeça fosse implodir. O que seria preferível a continuar nessa tortura.

  • Carlos? Chega, estou indo aí.

  • Não precisa, eu estou–

  • Bem? Não é o que parece. A megera não é a única que se preocupa.

  • Jack, você não precisa…

  • O que foi? Acho que a ligação falhou. Chego em dez minutos.

Jack desligou a ligação e Carlos suspirou, deixando o celular cair em cima da mesa.

Ele merecia, deveria merecer mesmo, se essas eram as pessoas em sua vida.”

 

Bem, como vocês viram, é como mais ou menos como eu faria. Uma cena interessante deve ter tudo o que eu coloquei acima:

  • Dialogo;
  • Descrição de ambiente (sempre inserido na narração e nunca separado);
  • Pensamentos do personagem (Ele tem que ter seu momento de monólogo, porém breve e conciso, sempre mostrando seu humor, o que ele pensa ou gostaria de falar, ao menos indicar o que isso seria);
  • Contar (brevemente, sempre junto com alguma informação importante a história);
  • Descrição de ações (esse é o nosso mostrar. Imagine uma câmera, ela capta tudo o que o personagem vê, ouve e sente. Nosso trabalho é transmitir isso aos leitores);
  • Detalhes = “Carlos se sentou na cadeira e ligou o computador, vendo seus recados do dia, mergulhando na pilha de papéis em cima de sua mesa. Isso tinha sido há cinco horas. Cinco horas tortuosas onde o tempo pareceu se arrastar até que o telefone em cima de sua mesa tocou, fazendo suas têmporas latejarem ainda mais.” = Nessa parte eu poderia apenas ter dito “Foi um dia cheio, Carlos tinha chegado cedo ao trabalho e não tinha descansado até ouvir o celular tocar”, você viram como eu adicionei muitas coisas, esses detalhes, e poderia ter colocado muitos mais?
  • Lugar: o escritório. O interessante é que eu não precisei dizer que ele estava no escritório, usando o “Mostrar”, toda a descrição de ambiente e ações precisam dar conta disso, senão ficaríamos apenas contando toda a história, fazendo com que ela fique desconexa, sem algo que junte as pontas.
  • Tempo: É algo subintendido. Se for uma boa narração não é necessário que se fique falando onde aquela época se passa. Geralmente determinar isso no início da história é o suficiente. Porem, nesse caso, seria no nosso tempo já que Carlos é a imagem do CEO moderno. O primeiro a entrar e o último a sair.

Não tem segredo, a única forma de deixar o texto mais interessante ou ampliar o que acontece na cena é colocando detalhes e sendo especifico. Por exemplo, no texto coloquei “cadeira de couro preta”. É uma imagem bem específica. Eu poderia ter colocado apenas “cadeira”, o que não seria tão interessante. Então, quando mais específicas forem suas palavras, mais longa e personalidade sua história terá.

Obrigada por ler e não esqueçam de compartilhar com os amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.