Tem alguma coisa que você não goste que façam, e quando vai ler algo e tem aquilo, você fica com o pé atrás?

Bemmm… sinceramente, eu não me importo muito com cliches, sabe? Eu sei que eu devia, mas… eu gosto de ler coisas que eu já tenho certa familiaridade, porém eu não me importo de ler algo novo se tiver qualidade. Sobre o que eu odeio do fundo da alma é descrições, longas descrições que não me contam nada e só servem para adicionar a cota de palavras do capítulo. Sabe aquelas descrições sobre paisagem? Sem nenhum fato ou objetivo?

O primeiro capítulo de uma história começar com um sonho. É a ferramenta narrativa mais preguiçosa e artificial que eu conheço. Pode até ser um Flashback ou Fashforward, mas sonho nada. Tipo, você ainda nem conhece o personagem e já tem um sonho? Nem deu tempo de conhecer o personagem, então, não dá. A não ser que esse sonho seja um tipo de comunicação e algo real e que afete o presente da história esteja acontecendo.

Escrita de má qualidade. Erros de gramática e ortografia. Quebra de regras onde não precisa. Falta de fluidez no texto. Incoerência e falta de coesão. Texto muito apressado. Falta de desenvolvimento de personagens. Enfim, quando eu vejo que a pessoa não se deu ao trabalho de fazer um planejamento mínimo da história. (Desculpa, sou muito exigente^^)

Historias que se passam na era medieval. A maioria delas é muito machista e isso me dá nos nervos. Não tem como não me colocar na pele do personagem. Ainda bem que agora as coisas estão mudando nesse tipo de literatura.

Personagens que se apaixonam muito rápido. Se na história elas já começam meio apaixonadas e isso se desenvolve, tudo bem, mas se é algo súbito… é escrita preguiçosa.

Falta de equilíbrio nas histórias. Por exemplo, se um personagem é muito serio durante todo o tempo. Ninguém é assim. Ninguém consegue. Ou a falta de insinuação de sexo ou de sexualidade. Não tem como todo mundo ser assexual, tem? Não estou dizendo que tem que ter cenas explicitas, mas esse personagem demonstrar qualquer lado da sexualidade dele é bom. O contrário também é ruim, personagens só pensando nisso e ignorando o resto do que acontece em volta. Não é normal. A não ser que isso seja seu objetivo.

Por enquanto é só o que eu lembro. Porém, a coisa mais importante para mim é um primeiro capítulo feito de qualquer forma. Ela faz toda a diferença para saber se eu vou continuar a ler ou não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.