DICA DO DIA – Formas de criar ideias (enredos)

Olá, como vão todos? Sejam bem-vindos a mais um ano de escrita! Abro oficialmente a temporada de dicas. Nesses primeiros meses quero me focar em como escrever uma história, de forma detalhada e prática. Quem está interessado? Dessa vez, quero fazer algo mais “mão na massa”. E, enquanto recolho mais informações, hoje trago algumas maneiras de criar ideais de enredo, inspirado pelo Nanowrimo.org.

As mais comuns nós já conhecemos, através de prompts ou sites que ofereçam inspiração, como o Quora, Pinterest e Tumblr. Agora, vamos a alguns mais interessantes:

Enredo Emprestado

O site aconselha escrever o resumo de 3 livros, filmes ou histórias que você goste, incluindo nele personagens importantes, grandes reviravoltas na trama e cenários. Em seguida é só misturar os conceitos e personagens para ter uma nova história.

Já, eu gosto de pensar em um universo ou caminho alternativo que essa historia poderia ter tomado. Escolha qualquer momento da história ou cena e escreva sua versão. No fim, minhas histórias acabam ficando tão diferentes que até parece outro enredo. Sempre dá certo. Ou também podemos mudar esse mundo. Onde tudo é normal, porque não jogar alguns aspectos supernaturais? Ou se a história é no passado, porque não colocar nos dias de hoje? Quando se muda o mundo e como as pessoas nesse mundo pensam, tudo mais mudará também.

Personagem Emprestado

O site sugere: Invente uma história ou futuro para alguém. Talvez seja um amigo com quem você perdeu contato depois da faculdade, um professor que você teve, um membro da família sobre o qual ouviu histórias ou apenas alguém que você viu em fotos ou no ônibus. Quem é a pessoa que te intriga? Como foi a infância dele? O que eles sonharam? Qual era o maior desejo? Que obstáculos eles enfrentaram? Qual foi o maior triunfo? Agora, temos que encontrar uma história para essa pessoa. Quer dizer, uma pessoa tem varias historias para contar, então vamos no concentrar em uma. Qual seria a coisa que essa pessoa mais quer na vida? Encontre obstáculos, dificuldades, companheiros, perdas e recompensas.

Noticia Emprestada

Escolha um acontecimento nos noticiários. Imagine a perspectiva de diferentes pessoas envolvidas nele. Em uma história sobre uma enchente de rio, pode ser sobre a mãe solteira levando seus dois filhos para um acampamento, o guarda-florestal chamado para ajudar, o fazendeiro que mora na estrada. Sinta-se à vontade para usar o básico da notícia para se inspirar, mas invente seus próprios detalhes – mude o lugar, a hora, as especificidades das pessoas envolvidas (idade, identidade de gênero, personalidade). Ou podemos nos inspirar em acontecimentos históricos, ou sobre coisas você viu acontecer. Que notícias ficaram com você?

Lugares Emprestados

Essa foi a sugestão mais interessante: Entre nesses sites e veja as fotos até encontrar uma (ou mais!) que desperte algo em você, então faça uma pausa e escreva perguntas, questionamentos e ideias, como – Que tipo de lugar é esse? Como ficou assim? Quem pode viver ou viajar por ele? Como eles se sentem? Como é para eles lá? Que desafios eles enfrentam?

https://www.boredpanda.com/abandoned-places/

https://www.roughguides.com/gallery/20-seriously-weird-places-around-the-world/

https://traveltriangle.com/blog/50-weirdest-places-across-the-world/

Obrigada por ler e que esse começo de ano seja proveitoso para todos! Até a próxima.

FONTE

https://nanowrimo.org/nano-prep-101#breakdown

https://docs.google.com/document/d/1ebIP51rNEpJRL9pb5DSMSBpMTtndPiHeb4YO6asraG8/edit#

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.