DIA 9 – Os 4 tipos de Introvertidos #desafio30psicologia

Olá, hoje falaremos sobre introvertidos. Vocês sabem o que os definem? Vejam a seguir.

Sempre achei esse assunto interessante, porque enquanto eu crescia não entendia porque eu era tão diferente das outras pessoas. Eu era a mais devagar para tudo, para me interessar pelos estudos, em pensar em garotos ou para querer te experiencias que todos estavam tendo menos eu. Eu preferia ficar sozinha, ou no mínimo ter meu momento de silêncio e solidão no dia. Mais tarde descobri que eu era introvertida e que até hoje as pessoas não acreditam muito nesse conceito, sendo que apenas uma pequena parcela da população é.

Por definição, os introvertidos precisam de tempo para se recarregar e evitar o esgotamento emocional (Enciclopédia do Patrimônio Mundial, sd), e de acordo com a pesquisa do Dr. Jonathan Cheek, professor de psicologia do Wellesley College, existem quatro tipos diferentes de introvertidos. É levado em consideração as variações de personalidades dos introvertidos e reconhecido que a introversão é um espectro da personalidade e não uma condição ou doença mental. Com isso dito, aqui estão os 4 tipos de introvertidos:

Social Introvertido

Os introvertidos sociais são os mais extrovertidos e os mais reservados dos quatro tipos. Eles não se sentem tímidos ou ansiosos em ambientes sociais e podem até gostar deles, mas se sentem emocionalmente esgotados se ficarem fora por muito tempo. Embora os introvertidos sociais gostem de ficar sozinhos, eles ainda querem alguns amigos próximos de quem possam confiar e tendem a ser mais sociáveis ​​quando estão entre esse grupo de amigos (Cheek, 2014). Alguém que não os conhece pode até presumir que eles são extrovertidos se os encontrarem quando estiverem saindo com seus amigos próximos, mas os introvertidos sociais não compartilham muito sobre si mesmos com ninguém além de seus amigos mais próximos.

Introvertido Pensador

Os introvertidos pensadores também não se importam em socializar, isso ocorre porque estão perdidos em seu próprio mundinho. Frequentemente sonham acordados e podem parecer indiferentes para aqueles que não os conhecem. Os introvertidos pensantes também são muito introspectivos e, portanto, mais sintonizados com seus sentimentos do que a pessoa média (Grimes et. Al., 2011). Outras pessoas podem ter dificuldade em se conectar com introvertidos pensadores porque eles têm um processo de pensamento único e preferem vivenciar seus pensamentos em vez de gastar tempo e energia explicando-os aos outros.

Introvertido Ansioso

Talvez um rótulo melhor para o introvertido ansioso seja o introvertido tímido, para diferenciar a introversão ansiosa dos transtornos de ansiedade. Os introvertidos ansiosos anseiam por solidão, mesmo quando estão com seus amigos íntimos (Cheek et. Al., 2014). Sentem-se extremamente desconfortáveis ​​em situações sociais novas ou amplas e analisam ou ruminam sobre seu comportamento sempre que estão em público (Grimes et. Al., 2011). Por exemplo, eles podem repetir encontros sociais em suas cabeças e pensar sobre o que disseram ou fizeram e o que poderiam ter feito de forma diferente.

Em casos extremos, essa aversão a situações sociais pode evoluir para ansiedade social. Embora qualquer tipo de personalidade (introvertidos, extrovertidos ou ambivalentes) possa sofrer de ansiedade social ou outros transtornos de ansiedade, se você perceber que está evitando situações sociais necessárias porque tem fortes reações físicas, como tremores, aumento da frequência cardíaca ou náusea durante elas, isso é um sinal de ansiedade social e não de timidez (National Institute of Mental Health, sd).

Introvertido Contido

O último tipo de introvertido é o introvertido contido. Os introvertidos contidos são atenciosos e não gostam de mudanças (Cheek et. Al., 2014). Eles ficam desconfortáveis ​​se forem abrigados a estar situações especialmente sociais. Eles vão sair se tiverem planejado com antecedência, mas preferem relaxar sozinhos: assistindo seus programas favoritos, lendo ou fazendo ioga. Os introvertidos contidos encontram conforto em sua rotina e também podem ter dificuldade para fazer sua mente e corpo se moverem logo após acordarem (Cheek et. Al., 2014).

Se você é introvertido, com qual desses quatro tipos você se identifica? Deixe sua opinião nos comentários. Se você se acha introvertido, mas não se identifica com nenhum desses quatro tipos, pode ser ambivertido ou estar mais próximo do lado extrovertido do espectro da personalidade. Eu com certeza já fui um pouco de cada um desses, e agora me encaixo no Introvertido Contido. Até a próxima!

FONTE

Post traduzido e adaptado do site Psych2go.net em https://psych2go.net/the-4-types-of-introverts-which-one-are-you/

Um comentário em “DIA 9 – Os 4 tipos de Introvertidos #desafio30psicologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.