DIA 8 – Como o mundo afeta o personagem psicologicamente #desafio30psicologia

Olá, como vão todos? Hoje quero falar sobre a ambientação ou worldbuilding, e como esse mundo afeta nossos personagens psicologicamente.

Uma sociedade como um todo funciona como um iceberg, temos vários aspectos e condições, podendo ver apenas uma parte dela, o resto de suas condições escondidas bem ao fundo, nos obrigando a ter uma compreensão maior dela se quisermos entendê-la completamente. Veja o exemplo abaixo:

tirado de https://www.yourvibration.com/50369/great-mysteries/

Na superfície, temos  o que é mais obvio: são as expectativas básicas, como comportamento, tradições, costumes e o conjunto básico de necessidades, explanado por Maslow, composto pelas necessidades Fisiológicas, encaixando as outras necessidades, como de Segurança, Sociais, Estima e Auto-Realização abaixo do nível do que é visível.

tirado de https://blog.luz.vc/o-que-e/piramide-de-maslow-hierarquia-das-necessidades-humanas/

Mas como assim? Bem, as pessoas afetam o mundo e o mundo afeta as pessoas. Entretanto, o que significa ter “um mundo”?

Vejamos assim, o mundo é uma tradução dos sentidos que nós decidimos dar a ele. Se decidimos que esse é um mundo baseado na democracia ou justiça é o que ele vai ser, se dissermos que ele é um mundo totalitário comandado por uma pessoa só, ele será.

Agora vejam, voltando ao nosso ‘iceberg’ e necessidades básicas. Você já viu um mundo sem costumes, tradições e certos comportamentos que são esperados de nós? Agora, imagine um individuo ou personagem quebrando um desses aspectos. Por exemplo, uma pessoa que se nega a seguir os costumes daquela sociedade, como, por exemplo… se negar a venerar um deus quando 99% daquela sociedade faz isso.

Qual seria as consequências? Essa seria uma sociedade, um mundo conservador? Como esse personagem seria afetado psicologicamente? A verdade é que personagens sempre são afetados psicologicamente pelo o que acontece a volta deles, eles queiram aceitar isso ou não. Por isso vou deixar aqui alguns questionamentos e alguns aspectos societais que podem nos fazem pensar sobre psicologia e mundo e como tudo isso pode se conectar.

Comportamento

São regras ou convenções que são decididos de acordo com a moral daquela sociedade, são as ações que praticamos diretamente. Digamos que um adulto se casar com uma criança seja aceitável, seja uma tradição, e uma pessoa se nega fazer isso, o que aconteceria? Qual as consequências para ela e para os envolvidos? Isso mudaria a forma das pessoas pensarem? Traria algum trauma ou problema para alguém?

Costumes

Também são regras ou convenções, entretanto em um sentido menor. Um conjunto de costumes compõe as tradições, isto é, são regras sociais resultantes de indivíduos que vieram antes de nós, assim, as herdando de nossos antepassados. Como, por exemplo, a crença de que todos os políticos são corruptos.

Tradições

Já tradição é a continuidade de visão de mundo, crenças, praticas ou pensamentos, assim, composto pelos costumes. Pensaremos nela como práticas que não mudam, sendo passadas de geração em geração sem alterações, como o casamento. Agora pensemos em uma situação de tradição, alguém a negando, como uma família que não querer filhos. Como eles seriam tratados por essa sociedade? Quais seriam os efeitos psicológicos para todos?

Necessidades Fisiológicas

São as mais básicas, aquelas que sustentam toda a sociedade e modelo de vida. Comer, beber, dormir e respirar. Imaginem uma vida no campo, como se daria isso? Agora, imaginem no espaço ou em um mundo após apocalíptico. A forma de comer e dormir mudaria, não? E como seria a mente dessas pessoas?

Necessidades de Segurança

Trabalho, saúde e propriedade. Como esses aspectos se dão no seu mundo. O trabalho é mandatório como no nosso? Ou são feitos por maquinas e outros seres? Por muito tempo aqueles que trabalhavam eram considerados escravos. E saúde, todos tem acesso? A propriedade é privada ou publica? Que tipo de mentalidade as pessoas teriam que ter para que a convenção de propriedade mudasse?

Necessidades Sociais

Família, amizades e amor. Eu diria que fica em um lugar mais escondido onde os olhos não podem, porque é algo que não depende de comportamentos ou atitudes, se trata sobre o que o individuo leva dentro dele e o que o âmbito social o obriga a ter.

Todos temos uma família e amizades, que geralmente são motivadores importantes. Eles nos modelam e nos ensinam qual nosso comportamento deve ser, transmitindo as tradições e costume. Mas como exatamente eles nos afetam psicologicamente? Imagine uma família católica onde alguém membro da família não é? Imaginem um lar onde um dos pais são alcoólatras ou viciados em alguma coisa? Esse vício com toda a certeza afetará como as pessoas pensam e agem. E claro, temos o amor. De acordo com o que aprendemos ou fomos educados a querer, escolhemos nossos parceiros românticos. Mas, e se… e se esse personagem se negasse a ter um? Como as pessoas ao redor reagiriam?

Necessidades de Estima

Auto-estima, confiança e respeito. Outra necessidade social. Vai depender de como esse individuo reage com o mundo ao redor dele. É alguém amigável? Rebelde? Pobre? Alguém que se esconde por trás de alguma máscara como timidez ou extroversão? Esses três aspectos sempre estarão presentes, de forma positiva ou negativa, sendo interessante definir isso com os arquétipos para uma construção de personagem e mundo que se complementem.

Necessidades de Auto-Realização

Crescimento, autocontrole, independência e desafios. Essa necessidade fala sobre o interior do individuo, sobre o desenvolvimento dele perante o mundo. É como ele se comporta diante de desafios e necessidade de continuar indo em frente.

Como eu disse antes, o individuo afeta o mundo e o mundo afeta o individuo. Esse é um bom exercício de desenvolvimento de personagem. Pense no seu enredo, qual é a pior coisa que poderia acontecer? A partir daí pense qual a forma mais interessante de resolver esse problema. O que acontecer no meio é o nosso desenvolvimento.  Pense em Harry Potter, o objetivo é derrotar o bruxo das trevas mais poderoso que já existiu. Seria impossível esperar isso de um garotinho de 11 anos. Entretanto, nosso protagonista aprende, se desenvolve e constrói um senso de si mesmo, com todas as necessidades supridas até o momento final. Ele passa a se alimentar bem e dormir, ele se sente mais seguro, encontra uma família, amizades e amor, auto-estima, confiança e respeito dos outros, no final se tornando independente e tendo o controle da própria vida para emfim vencer todos os desafios impostos a ele. Porque, no fim, esse é o importante; foi a forma que ele decidiu encarar os desafios e fazer parte daquele mundo, mesmo que muitas vezes ele sentisse que não deveria participar dele ou que ele não fosse merecedor.

Por hoje ficamos aqui. Obrigada pelo apoio e até a próxima!

OBS: Eu sugiro muito a leitura sobre a piramide de Maslow. Foi a teoria base usada para este post. Link nas fontes.

FONTE

https://blog.luz.vc/o-que-e/piramide-de-maslow-hierarquia-das-necessidades-humanas/

http://betoquintas.blogspot.com/2015/05/diferenca-entre-tradicao-e-costume.html

Um comentário em “DIA 8 – Como o mundo afeta o personagem psicologicamente #desafio30psicologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.