Dia 90 – Como tornar sua história marcante, parte II #100diasdeprodutividade

Olá, como vão todos? Hoje continuaremos com nossa série de “Como tornar nossas histórias marcantes”.

MIOLO DA HISTÓRIA

Inclua apenas as partes mais importantes da história.

Sua história é parecida com um daqueles episódios em séries, só demonstrada de forma escrita. Corte as partes chatas, fazendo pequenos resumos/sumários do que aconteceu nesse tempo. Mostre as cenas que merecem destaque, se não servir para desenvolver os personagens ou enredo, não perca seu tempo. Geralmente não percebemos se uma cena é importante ou não até lermos o todo. Então, isso ficará para a parte da revisão. E se lembre, nenhum texto fica perfeito na primeira tentativa.

ULTIMA CENA BASE

O FINAL DA HISTORIA

Para onde você está levando seus personagens? Devemos mantê-los no caminho para esse final. Do contrário, corremos o risco de perder nossos leitores pelo caminho. Não se esqueça de planejar e seguir a rota que você traçou. Sua premissa está se cumprindo? O tema foi abordado? Qual o verdadeiro objetivo do personagem? Todos esses aspectos devem estar nas últimas cenas.

PERSONAGENS

Não os faça de vítimas por muito tempo

Nunca deixe seu protagonista permanecer uma vítima por muito tempo. Não é uma boa ideia, a maioria dos leitores se sente impotente o suficiente na vida real. Eles querem ler sobre personagens que fazem a diferença. Personagens que poderiam ser eles, se decidissem agir.

Dê ao seu protagonista e antagonista, objetivos de história.

Esses objetivos da história devem estar em conflito uns com os outros. Conte uma história em que seus leitores possam ter empatia por seu herói e seu vilão. Faça com que ambos sejam memoráveis ​​e interessantes.

ENREDO

Não adicione pedaços sem importância ao enredo apenas para preencher as lacunas.

Isso é o que eu chamo de “encher linguiça”. Em vez disso, decida se você precisa revisar seu enredo. É forte o suficiente? Seus personagens estão motivados o bastante? Tem personalidade e características fortes o suficiente?

Não arraste o final.

Depois que a pergunta que deu início à história for respondida, deixe seus personagens e leitores continuarem com suas vidas. É hora de encerrar.

Revise

Não importa o que aconteça, revise e reescreva seu manuscrito pelo menos três vezes.

ASPECTOS GERAIS

O QUE PRESTAR ATENÇÃO

Linguagem corporal ➢ A fala e pensamentos dos seus personagens condizem com a atitude deles? Use descrições simples com muitos detalhes sensoriais. Descrever pelos sentidos garante que você mostre e não diga.

Remova o excesso de gírias e chavões ➢ Palavras que parecem tão ‘de boa’ agora, irão envelhecer seu livro dentro de um ano. Tente não usar clichês idiomáticos, isso é, expressões usadas por todos, principalmente girias. Tente transcrever essas expressões de outras formas; afinal, esse é o trabalho do escritor, escrever as coisas de uma forma nova e diferente.

Limite o uso de pontos de vista (P.O.V.) ➢Defina quem são seus personagens mais importantes e mantenha os P.O.V.s com eles. Essa técnica é nada mais que contar a história da perspectiva deles. Se for trazer algo de interessante ou novo para a história, use-a, senão, nem perca seu tempo. Essa não é a melhor forma de “enrolar”. Se esse for seu proposito, que tal fazer descrições sobre ambientação? Inserir uma cena que faça seus personagens interagirem com as pessoas e mundo ao redor deles? O ponto de vista não deve ser usado para isso. Atenha-se a dois ou no máximo três.

Pratique técnicas para manter os leitores atentos ➢Como você mantém a curiosidade deles? Faça-os querer virar a página. Você quer sua atenção total.

Cuidados com o texto ➢ Analise suas técnicas com bastante antecedência. Como você aprendeu a escrever? Você tem costume de praticar diariamente seu ofício? Completou pelo menos um ano dessa prática diária? Você lê livros sobre o assunto? Estuda? Uma oficinal literária? E os diálogos, você praticou para que os personagens soassem diferentes? Tudo isso nos ajuda a evoluir e melhorar cada vez mais nossa escrita.

Obrigada a todos que vem seguindo o blog e curtindo e compartilhando. Nunca pensei alcançar tantas pessoas. Obrigada por continuar me acompanhando por essa eterna jornada por conhecimento.

2 comentários em “Dia 90 – Como tornar sua história marcante, parte II #100diasdeprodutividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.