Dia 89 – Como tornar sua história marcante, parte I #100diasdeprodutividade

 

Olá, como vão todos? Hoje venho compartilhar com vocês algumas dicas de como tornar sua história mais forte, assim, a tornando mais memorável.

PROTAGONISMO

Construa seu enredo em torno das decisões que você deseja que seu protagonista tome.

Como bem sabemos, manter o personagem agindo ao invés de reagir ao redor e os desafios apresentados a ele é a chave principal para um enredo bem estruturado. Ele não pode ser a mocinha indefesa esperando ser salva ou aquele que apenas segue ordens. Seu personagem pode ser indefeso, inseguro ou obediente, sim. A questão aqui é que ele tem que agir por vontade própria, estando a frente do conflito e não deixar que outros ajam por ele. Ele é indefeso e tem medo? Isso não é razão para ele se esconder atrás de outros personagens. A hora vai chegar e ele será obrigado a passar pelas dificuldades e desafios, mesmo que ele tente fugir deles.

ANDAMENTO

Estruture seu enredo de forma rítmica e que faça seus leitores se sentirem dentro da história.

Sei que todos falam que a história deve ter um ritmo certo, nem rápido demais e nem lento. Já outros dizem que ele deve ser como um passeio de montanha-russa. Já eu digo, defina a velocidade que sua história deve ter. É uma história emocionante e cheia de ação? Então ela deve ser rápida, sem dar um folego para seus leitores, com muito poucos momentos de pausa. É um drama? Um romance? Então ela deve ter a mistura dos dois, deve ter momento de ação e momento de calma, nos deixando descansar para voltar a aventura. É claro que tem aqueles que preferem maiores momentos de calma para usar a emoção em pontos de clímax durante a história. De uma forma ou outra, devemos definir o gênero do nosso enredo e agir de acordo. O mais indicado é manter um equilíbrio no andamento da história entre cenas rápidas e outras mais calmas, numa jornada que seja física o suficiente para que obrigue o leitor a experimentar uma série de emoções diferentes.

ESTRUTURA BÁSICA

Mantenha as coisas simples. Conte a história. Certifique-se de ter um começo, meio e fim claros.

Sim, suas cenas base, algo que eu já falei por aqui mais de uma vez. Se certifique de identificar sua premissa e tema, monte suas cenas básicas, aí você saberá sobre o que sua história é. E se você identificar isso, seus leitores tão farão o mesmo, tornando sua história bem mais clara, objetiva e fácil de ler.

CRIATIVIDADE

Escreva com o coração. Não finja ser algo que você não é.

Essa é a verdadeira chave para o sucesso. Se você escrever algo para ter fama e dinheiro, os leitores perceberão se você não está sendo genuíno. Não é sobre saber o que se está escrevendo, é literalmente gostar do seu produto final. Você se diverte lendo e escrevendo? Tudo é sobre o sentimento que seu texto passa e como ele afeta as pessoas. E se nada disso estiver acontecendo… é hora de reavaliar seu enredo. Esses post podem ajudar xxxx e muitos outros se você procurar pelo blog.

O INCIDENTE INICIAL

Mostre a primeira cena base e o momento da mudança, da rotina para a aventura ou conflito. 

Comece seu enredo descrevendo a rotina do seu protagonista, algo pequeno e de fácil entendimento. Um ou dois parágrafos seria o ideal, mas se você quiser estender para um capítulo completo não fará mal. Geralmente o início é longo quando se trata de uma série de livros, entrando no livro 2 ou mais, já que esse espaço é usado para mostrar como o personagem evolui do fim do último livro para esse novo começo.

O Incidente inicial é nossa cena base mais importante, ele dever ser um momento estimulante que dará o empurrãozinho que precisamos para iniciar nossa história. Algo incomum deve acontecer e quebrar a rotina do personagem. Entretanto, não pode ser qualquer coisa, tem que ser algo que chame a atenção dele de tal forma que nosso protagonista não possa ignorar. Pode ser algo que leve à revelação de um fato chocante, a uma descoberta surpreendente ou uma perspectiva única. O status quo do protagonista deve mudar e ele precisa agir ou reagir. 

Por hoje ficamos por aqui. Quero agradecer pelo apoio e espero que vocês continuem me acompanhando nessa jornada. Não se esqueçam de curtir, compartilhar e comentar. Suas ideias são sempre bem-vindas e a caixa de perguntas sempre aberta!

2 comentários em “Dia 89 – Como tornar sua história marcante, parte I #100diasdeprodutividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.