Dia 85 – Como escrever sobre diversidade #100diasdeprodutividade #personagens #diversidade

Olá, como vão todos? Ontem um leitor me fez uma pergunta que me fez pensar. Achei interessante, então decidi fazer um post maior.

Aqui segue a pergunta:

Opera Instantâneo_2020-08-10_220235_www.tumblr.com

Bem, minha primeira sugestão seria fazer uma pesquisa, lendo alguns livros LGBT+.

É importante intender seu nicho/gênero e como ele é aceito na comunidade que você pretende se inserir. O que eu quero dizer, é bom saber como sua história se enquadra nesse nicho de escrita, até para evitar clichês desnecessários, entende?

Em segundo lugar peço que você trate com respeito esse assunto.

Você irá retratar o perfil de pessoas reais e específicas. Fazer uma pesquisa extensiva é o mínimo a se fazer. Você não vai querer ofender ninguém, certo?

Em terceiro, eu iria com calma.

Essa diversidade é muito boa, de verdade. Porém, eu inseriria cada um desses personagens um por um. Eles sendo minoria, seria difícil encontrar muitas pessoas e tão diferentes em um lugar só, a não ser que esse lugar usado como ambientação seja um bem específico ou se passe em um universo alternativo onde todos são não-padrão e o novo padrão seja ser diferente.

Em quarto, eu separaria essa historia em arcos.

Cada um desses personagens teria seu próprio conto dentro da história, os apresentando devagar. Assim, permitindo que os leitores se familiarizem com eles. Porque escrever uma história só para falar de diversidade pela diversidade? Ela é importante sim, mas me parece forçar um pouco. Eu quero ler sobre protagonistas que me representam como uma mulher negra e que tem que lutar pelos meus direitos.

Em quinto, vem o enredo.

Você já pensou sobre o papel de cada personagem e como esses personagens irão se encontrar? Onde eles vivem? O status social e econômico deles? O que eles significam para a história que você quer contar? Sua história é sobre injustiça? Igualdade? Alguém que trabalhou duro para chegar no topo? Para mostrar como as minorias podem ter tanto poder quando os outros? É bom definir logo no começo a premissa e tema do enredo.

E finalmente, o desenvolvimento da história.

Pode ser uma boa fazer uma ligação entre eles, apresentar um ou dois e conforme a história vai se desenvolvendo, ir apresentando mais personagens durante os próximos contos. Mas se lembre, permita que os leitores conheçam bem o protagonista primário, depois disso, mais personagens podem ser apresentados ou até tomar o foco da história. Por exemplo, a história começar com um par de amigos, entretanto, você poderia escolher um deles para ser o protagonista e depois contar a história do outro, assim, esse personagem contará a história dele e apresentará mais personagens.

Espero que essas dicas sejam uteis. Não se esqueçam de curtir e compartilhar para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. Nossa caixa de ask está sempre aberta!

Até mais,

Ana.

2 comentários em “Dia 85 – Como escrever sobre diversidade #100diasdeprodutividade #personagens #diversidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.