DIA 84 – Como manter seus leitores interessados #100diasdeprodutividade

Olá, como vão todos? Hoje veremos algumas formas de manter nossos leitores interessados. E como isso acontece?

É simples, temos que provocar curiosidade neles.

Perguntas

Temos que criar formas para que perguntas sejam feitas, e também devemos fazer perguntas a eles, os estimulando. Manter um dialogo aberto com os leitores é importante para criar um público alvo, como:

  • O que vocês acham que será o resultado final?
  • Quer saber a melhor parte?
  • O que isso significa para você?
  • Então, qual é o ponto?
  • Posso ser completamente honesto com você?

Você também pode usar a curiosidade ao responder a uma pergunta:

  • Sim, você está certo. Aqui está o porquê.
  • Não, isto está errado. Aqui está o porquê.
  • A resposta correta pode surpreendê-lo.
  • Aqui está uma pista.

E não nos esqueçamos de fazer perguntas no enredo para faze-los ficar na ponta da cadeira, sempre ansiosos para ler o próximo capítulo. É para isso que arcos narrativos e conflitos na história servem, para nos deixar imaginando o que vem a seguir. Será o que o herói vai conseguir? O antagonista vai se render? Os personagens vão sobreviver?

Promessas

Seja em um post ou em uma história, promessas devem ser cumpridas. Se você não pretende levar até o fim, pense bem no que você está propondo. Também há as promessas narrativas. Se sua premissa é que o progonista vai fazer tudo para alcançar seu objetivo é exatamente o que você deve entregar.

Simplifique um conceito difícil

Esse é uma coisa que devemos prestar atenção. Sabe aquelas historia que ficam explicando e explicando, que mais parece uma aula do que uma narrativa? Tome cuidado com isso. Quer inserir informação no seu texto é uma coisa, dar uma palestra é outra. Não estou dizendo que você deva desistir, não. Porém, ao invés de escrever toda a informação de uma vez, vá apresentando essas informações ao longo da história. É uma distopia? Ao invés de descrever, porque você não usa uma cena para mostrar exatamente isso. É um mundo cruel? Não diga isso, faça algo cruel acontecer com seu personagem. Assim, você vai desenvolvendo a história e ainda deixa seus leitores curiosos para descobrir mais.

Entre na cabeça dos personagens

Que assim você entrará na dos seus leitores. Parece meio estranho, mas é a verdade. Se você manter um senso de intimidade entre você, escritor, e seus personagens, seus leitores sentirão o mesmo. Mas… como fazer isso? É bem simples, não ande com história muito rápido. Dê tempo para os leitores descobrirem quem são esses personagens. Coloque eles contracenando e dê diálogos a eles. Não hesite em colocar um pouco de monologo interno. Diga o que eles sentem ou descreva como eles agem, seu estado de espirito. Mostre eles felizes, tristes, ansiosos, irados. Se você conseguir fazer isso, manter a atenção dos seus leitores será a última das suas preocupações.

Crie suspense

Sei que parece obvio, mas será que você não está dando de bandeja as partes interessantes da sua história? Eu, pessoalmente, odiava deixar o leitor curioso, quando você para naquela parte super empolgante, sabe? A verdade é que uma história é feita de várias partes empolgantes. Então, não tenha medo. Escreva aquele capítulo, porém entregue algo de interessante e pare antes do problema se resolver completamente. Sempre deixe um gostinho de quero-mais e se lembre, demore o tempo que for necessário para desenvolver sua história. Porque uma parte empolgante não significará nada se a história for cheia de furos e mal contada.

Continue escrevendo

Outra coisa que parece obvia e não é. Continue escrevendo. Às vezes, o processo de escrita é muito louco. Tem horas que eu sei exatamente o que quero escrever, sai completamente do jeito que eu tinha planejado e tão bonito que parece que foi me enviado do paraíso; já outras, não tenho muita certeza. Deixo a história seguir seu fluxo e ver onde ela me leva. Essas vezes são as mais magicas, tomando rumos que eu nem havia considerado. E não se preocupe, se você estiver gostando do que escreve, outras pessoas também gostarão. Vocês já pararam para pensar que a primeira pessoa que deve ter curiosidade sobre uma história é você mesmo, o escritor? Pense nisso. Se sua curiosidade mudou de lugar, talvez sua escrita também deva.

3 comentários em “DIA 84 – Como manter seus leitores interessados #100diasdeprodutividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.