DIA 77 – Prompt (Sintomas de doenças mentais) #100diasdeprodutividade #prompt #psicologia

Olá, como vão todos? Ontem não consegui aparecer por aqui porque fiquei escrevendo, quase 4 mil lindas palavras aproveitáveis. Ah, quase um sonho. Porém, hoje, trago uma lista sobre alguns sintomas de estresse pós-traumático, mas que eu percebi que também se aplicam a qualquer doença mental.

Pesadelos retratando o que aconteceu ou que são completamente diferentes de como aconteceu

Pessoas com algum trauma tem a tendência de sonhar sobre o ocorrido.  É nosso subconsciente tentando resolver o problema. Então, cada vez que seu personagem sonhar sobre isso é ele tentando se recuperar do trauma mental. Às vezes, complicando mais as coisas e outras, ele aceitando o que aconteceu e superando. Nunca é fácil, mas vale a pena tentar. Ou escrever sobre ele tentando.

Sensibilidade a sons altos ou movimentos bruscos

Esse estagio geralmente se incia pouco tempo após ao acontecimento do trauma. Qualquer coisa que afete o personagem pode ser muito para ele aguentar. Ele está vulnerável e sofrendo, o que o faz querer se afastar. É onde a depressão nasce e se desenvolve.

Cortar o cabelo, mudar o visual/atitude

São coisas que pessoas mais decididas fazem. Cada pessoa age de uma forma, então, cada um terá uma atitude diferente. Isto é, cada pessoa lida de uma forma com a doença, podendo usar essa nova atitude como uma máscara para não preocupar outras pessoas ou para não ter que lidar com o problema.

Lembrar de pessoas que fazem parte da lembrança do trauma

É algo difícil de lidar. O personagem está melhor, saindo por aí e trabalhando quando ela se lembra ou encontra aquela pessoa que o faz reviver o trauma. Ninguém sabe como esse personagem irá reagir, só sabemos é algo ruim e extremamente negativo. Isto é, se o personagem enfrentou o trauma de frente, irá causar enorme desconforto, mas se ele for do tipo de fugir, será um baque enorme que o paralisará ou pior.

Chuveiros

Cenas de chuveiros são comuns nessas historia, pois é o único momento onde pessoas não estão rondando o personagem e o enchendo de cuidados; seu único momento verdadeiramente solitário. Um pouco clichê, mas muito útil. Tudo depende de como decidiremos aborda-la.

Acordar e se negar/não conseguir sair da cama

É o principal sinal de doenças mentais. Falta de vontade, desanimo, sem energia. Às vezes a doença é tão severa que a pessoa é incapaz de se mover. É quando chegamos no estágio de depressão profunda. Não é brincadeira e não é manha. É um desiquilíbrio hormonal e biológico que é impossível lutar contra sem a ajuda de médicos. O que os amigos e familiares fariam nessa situação? Eu sei o que a minha fez com uma pessoa da minha família e não foi bonito.

Tentativa de recuperar o controle

São pequenas coisas. Ser superprotetor, ciumento mais do que o normal, tentar mandar na vida daqueles próximos ao personagem e tentar manter a vida que ele antes tinha. O personagem em questão tenta controlar tudo ao redor; já que ele não tem mais o controle da própria, ele precisa se sentir validado e forte de outra forma.

Momentos de desespero

O Personagem está tendo ajuda e indo na terapia/se cuidando, mas ainda assim, existem aqueles momentos aleatórios em que o personagem está em seu cotidiano e por alguns segundos é transportado para aquela exata memoria, trazendo a tona o trauma. A sensação ruim vai ficar com ele está que alguém venha ajuda-lo ou até que o personagem consiga se desconectar daquela memoria. Alguns choram, outros dormem, uns até tem ataques de raiva, destruindo tudo pela frente até que eles se sintam vazios e só a tristeza reste.

Depressão

Depressão nunca é apenas a depressão. Por trás dessa doença existe um histórico, algo que veio antes e que continuou se desenvolvendo na psique do personagem até que um médico veio e disse que era simplesmente “depressão”. É interessante desenvolver o tema e descobrir a razão por detrás dessa máscara de tristeza e apatia.

FONTE

Inspiração tirada do post abaixo.

https://br.pinterest.com/pin/509610514085647434/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.