DIA 75 – Cenas para desenvolvimento de personagens, parte II #100diasdeprodutividade #personagens

Olá, como vão todos? Hoje trago mais algumas cenas para desenvolvimento. Espero que elas sejam úteis.

O personagem deve negociar com um personagem ou grupo de caracteres.

Aqui eu colocaria o protagonista tentando se tornar o líder de uma comunidade ou grupo. Ele precisa dessas pessoas para continuar e só assim poderá alcançar seu objetivo. Ou também pode ser negociar com o inimigo/antagonista. Porque não fazer isso? Ainda mais se esse antagonista também precisar de algo em troca. Eu sempre acho divertido essa ideia de que vilão que não é vilão de verdade, porque, no fim, toda a dificuldade sempre estava dentro do próprio protagonista.

O personagem perde ou sacrifica algo que ele valoriza muito.

O caminho não pode ser um mar de rosas, assim, o personagem vai perder algo importante. Seja a inocência do início da jornada, algum objeto ou alguém importante. Ele deve perder algo para ganhar algo muito mais importante no futuro.

O personagem vê ou ouve algo que não deveria.

Outra boa cena, informações que um personagem tem e outro não sempre rendem bons enredos. Pode ser algo que ele escuta atrás da porta ou quando pessoas pensam que ele não está perto ou está dormindo. Às vezes, as consequências afetam apenas o protagonista, em outras, essa verdade pode mudar tudo. Segredos são fundamentais.

O personagem tenta entender a motivação por trás das ações de outro personagem.

Isso é lindo, minha cena preferida. É como se o protagonista tentasse entrar na cabeça do outro. Ele conseguindo ou não, a empatia sempre aparecerá. O protagonista pode ser pego pelo vilão e começar a conversar com ele para entender as motivações do inimigo ou pode ser ele questionando um amigo, ou companheiro porque ele fez tal coisa.

O personagem tenta fugir ou escapar de outro personagem.

Aqui pode ser por vários motivos. O personagem tenta fugir do antagonista, pessoas que o perseguem ou pode ser o protagonista fugindo dos próprios sentimentos. Sim, um fato traumático da infância, um amor não-correspondido ou problemas familiares.  Afinal, se ele encarasse de frente não seria um problema a ser resolvido.

O personagem é forçado a tomar uma decisão difícil que afetará os outros.

Sacrifícios, decisões egoístas, complexo de mártir ou fazer o que os outros esperam dele. A hora de fazer o que é difícil vem para todos, porém como ele vai encarar isso é o importante. No fim o que conta é como ele chegou lá e não quando.

O personagem é abandonado por alguém que ele ama ou valoriza.

Um mentor, um amigo, um interesse romântico. Alguém que o usou para alcançar um fim ou alguém que teve que fazer decisões difíceis. Como isso vai afetá-lo? Não tenha medo de mergulhar nesse tipo de tristeza.

O personagem tenta convencer outro personagem a agir.

Aqui eu usaria um personagem interesseiro tentando convencer outros a ajudá-lo. Ou um personagem sem credibilidade tentando avisar aos outros que esse curso de ação vai levá-los a perdição. Quando mais inesperado, melhor, trazendo um tipo diferente de conflito para a nossa história.

O personagem reage à dor mental ou física.

Outro dos meus favoritos. Eu vivo para fazer meus personagens sentirem. Ele tem alguma condição física ou mental? Algo que aconteceu recentemente está o influenciando a agir de forma estranha? Mostre o personagem reagindo a essa dor, porque, ele querendo ou não, escondendo ou lutando, vai ter uma hora que ele vai ter que parar e apenas sentir.

O personagem precisa trabalhar com outro personagem.

Ele é do tipo introvertido ou extrovertido? Como ele age com plateias e atenção? Ele finge se dar bem, mas por dentro está tendo um ataque de pânico? Ele gosta da atenção? Ou ele apenas preferia ficar em seu canto sem ser incomodado? Seria uma forma interessante de apresentar um personagem. Ainda melhor, e se ele fosse obrigado a trabalhar com alguém que odeia ou tem uma quedinha? O conflito por certo vai aparecer.

Fico por aqui. Obrigada por ler. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.