DIA 72 – Como escrever no cansaço #100diasdeprodutividade #pergunta

Olá, como vão todos? Hoje vamos responder um questionamento da seguidora @nowayna no tumblr sobre estar cansada e como ter tempo para escrever.

Aqui segue:

Screenshot_2020-07-23 (99+) Tumblr

Bem, passei algum tempo pensando sobre o assunto e decidi colocar aqui o que funciona comigo. Até pensei me fazer uma pesquisa e ver o que outras pessoas tem a dizer, porém, esse tipo de dica nunca funciona para mim. Então, vamos ver se eu consigo te ajudar.

Adaptação

Sim, isso é questão de adaptação. Sei que é difícil e existem tantas coisas para pensar e estudar… a verdade é que temos que definir o que são nossas prioridades nessa vida. É escrita ou é o estudo? Se for os dois, teremos que arranjar tempo para os dois. Sabe quando você dá aquele tempo dos estudos e vai para as redes sociais ou responder um amigo? Esse é o momento que você poderia estar escrevendo. Eu volto a falar, sim, é difícil, é cansativo, eu já vivi esse vida, mas é o único jeito de escrever alguma coisa.

Planejamento e Organização

Aposto que você planeja o que vai estudar a cada dia, certo? Faça o mesmo com a escrita. Será que você pode guardar dez minutos por dia para a escrita? Talvez mais? No começo vai ser difícil, você vai ter que se forçar, dia após dia, mas eu te garanto que vai valer a pena. Arranjar um tempinho no fim de semana pode ser a solução, porém sem uma organização fica muito difícil. Se você deixar para escrever quando der, você nunca vai escrever, acredite em mim, eu era a rainha de deixar para depois. De tanto que você deixa para depois que nunca vem.

Rotina

Faz parte de qualquer atividade. Depois de dois ou três meses fazendo a mesma coisa, tal atividade fica cravada da sua rotina. Por isso, definir o melhor horário para a escrita é uma boa ideia. Por exemplo, eu gosto de escreve depois das dez da manhã até as seis da tarde. Não, eu não escrevo durante todo tempo, pois existem tarefas de eu devo cumprir, porém, eu sei exatamente quando vou escrever, por quanto tempo e quando o texto vai ser publicado.

Pesquisa e Detalhamento do enredo

Eu costumo pesquisar em um momento e fazer o resumo ou fichamento da minha história em outro. Sim, fazer os dois ao mesmo tempo raramente dá certo, principalmente quando temos pouco tempo. Primeiro, penso nos aspectos básicos como premissa, tema e personagens. Monto as cenas base do meu enredo e faço a pesquisa se for necessário. Às vezes a pesquisa não será sobre alguma informação e sim inspiração para os próximos capítulos. Pode ser um video, uma foto ou até uma frase. Assim, vou separando por tópicos e se surgir informações diferentes, deixo uma pagina do documento para essas informações, como lugares, época e personagens originais se houverem. Acredite em mim, quanto mais organizado estiver, mais fácil será e menos tempo perderemos.

Não tenha pressa

Essa parte de planejar a história deve ser feita com calma. Vá devagar e junte as informações e motivações que você puder. Tenha em mente que não ficará pronto rápido. Você tem outros afazeres, e a escrita não está no seu topo de prioridades. Então, vá planejando e se divirta. Se você olhar com outros olhos para sua história, ela se tornará o seu momento de descontração e diversão.

Você é permitida a errar

Aqui quero que você apenas escreva. Escreva como vier a cabeça. Escreva como der. Cem palavras? Duzentas? Quinhentas? Ótimo. Nenhum texto tem sua versão definitiva na primeira tentativa, por isso que existem reescritas, revisões e edição, entende? Para quem não tem muito tempo, é o ideal, assim você continua praticando e também cumpre todos seus afazeres. Mas se lembre, até virar um habito vai ser desconfortável, então tente por um mês, faça um pouquinho por dia que tudo dará certo.

Como amenizar o cansaço

Essa é uma pergunta difícil de responder. Sinceramente? Eu sempre estou cansada mentalmente, quando não é o trabalho, é o tempo que eu passo aprendendo mais sobre escrita. Depois vem a hora de fazer os posts pro blog e no mesmo dia escrever alguma coisa, no mínimo mil palavras. Então, tecnicamente, eu também estudo e muito. A diferença é que eu sei o que vou fazer com cada parte do meu dia, porque o cansaço? Ele vai vir. Se seu dia for produtivo ou minimamente interessante, ele virá. Cuidar da minha alimentação deu uma ajuda nisso, eu comia muito pão e leite e poucas verduras e frutas. Eu só vivia andando de ônibus ou de carro. Eu mal me movia o dia todo, só ficando na frente do computador. A verdade é que precisamos de estímulos além do cerebral. Faz toda a diferença para nosso bem-estar. Sabe quando você fica cansada e não tem um motivo específico? Essa é a razão. Então, eu sugiro fazer algumas pausas curtas. Se levante um pouco da cadeira, tome água. Se espreguice, mova os músculos e volte a suas obrigações. Pode não ser muito, mas é o único jeito de resolver isso se você não pode dar mais atenção a escrita.

Espero que esse pequeno texto sirva de alguma ajuda. Obrigada por ler e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.

 

2 comentários em “DIA 72 – Como escrever no cansaço #100diasdeprodutividade #pergunta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.