DIA 71 – Cenas para desenvolvimento de personagens #100diasdeprodutividade #personagens

Olá, como vão todos? Hoje quero compartilhar com vocês algumas cenas que podem ajudar a desenvolver os personagens da sua história.

São os seguintes:

O personagem tem uma conversa franca/sincera com algum personagem.

Pode ser um companheiro, par romântico ou até o antagonista. Faça valer a pena e deixe que o protagonista abre seu coração

O personagem treina com um Mentor.

Ele pode aprender algo novo ou que será útil na jornada dele. Personagens sempre precisam aprender algo de diferente para completarem os objetivos deles e se tornarem pessoas melhores/mudadas.

O personagem completa uma mini missão para passar por um Guardião do Limiar.

Aqui se trata de passar por um conflito menor e pode conseguir alguns companheiros fieis.

O personagem questiona sua relação com o antagonista.

Geralmente um monologo interior, ele percebendo que não é tão diferente do antagonista ou se perguntando por esse personagem quer impedi-lo. O antagonista pode ser um ex-amigo ou alguém que sempre esteve na vida do protagonista, porque é assim que antagonistas nascem, das falhas ou atos do protagonista.

O personagem recebe más notícias de um Arauto.

Aqui é onde o personagem recebe noticias que podem afetar seus próximos passos ou o sucesso de sua missão, é o presságio do agouro. As coisas podem dar errado e elas darão até que o protagonista encontre uma solução. É claro que podem ser notícias falsas, tentando o desviar do caminho. A criatividade é o limite.

O personagem percebe que eles foram enganados por um metamorfo.

Pode ser em um sentido literal, como os monstros da literatura, ou pode ser figurado, algum personagem ou objeto que se revela falso, que guiou o personagem a um lugar errado ou alguém escondendo algum segredo.

O personagem reconhece um aspecto de si mesmo em outro personagem.

O feito espelho que eu tanto gosto. Dizem que você não gosta de pessoas com certas características que você próprio tem, ou gostaria muito de ter. Se te irrita é porque algo dentro de você se sente mal vendo aquilo esfregado na sua cara. O que essa característica poderia ser? Luxo? Ter muitos amigos? A solidão? Seja criativo, essa é uma forma de mostrar quem o personagem é sem ter que dizer.

O personagem é forçado a esperar por alguém ou algo.

Seria uma forma interessante de fazer o personagem parar e pensar sobre a jornada até ali, e também ser a oportunidade de fazer outros personagens terem seu próprio destaque. Sabe aquele personagem coadjuvante que mais para a frente será importante? Agora é a hora de desenvolve-lo.

O personagem é forçado a pedir ajuda a um personagem que ele não gosta.

Aqui, eu usaria essa cena para nos aproximar do antagonista. Como você se preocuparia com o antagonista se você não sabe quem ele é? Além de criar uma dinâmica interessante e fazer com que os leitores pensem que ele não é tão mau assim. O antagonista vai ajudar, é claro, entretanto com algumas condições que podem ou não fazer os companheiros de ambos os lados ficarem desconfiados. Isso não seria interessante?

O personagem confessa seu maior medo ou segredo a outro personagem.

Isso caberia mais para o fim da história quando o protagonista já tem seus aliados e passou pela maioria das provações, em quem ele confiaria? Quem valeria apenas arriscar a informação mais importante? O clímax logo vem.

Por hoje é só. Compartilhem e curtam. Obrigada por todo o apoio até aqui.

4 comentários em “DIA 71 – Cenas para desenvolvimento de personagens #100diasdeprodutividade #personagens

  1. São ótimas ideias! Eu com certeza vou usar uma delas no meu livro, porque lá no início afirmei que certo personagem era o melhor amigo do protagonista, porém até agora não tive cena alguma que corrobore essa informação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.