DIA 70 – Aspectos da personalidade #100diasdeprodutividade #personagens

Olá, como vão todos? Hoje quero apresentar alguns aspectos da personalidade que fazem com que o personagem se torne mais real, ao invés de criar apenas uma caricatura oca.

Presença

Em primeiro lugar, como eu sempre falo, precisamos deixar que o personagem viva e haja. Com isso em mente, devemos construir a presença dessa forma. Como seu personagem lida com outros personagens? Como ele se apresenta, se mantém, se comporta? Como é a atitude dele em relação a adversidades e qual é a energia que ele exala (como outros personagens o percebem)?

Como exemplo, estou escrevendo sobre um personagem que na visão dele, ele não tem nada de especial, mas quando outras pessoas estão falando com ele não é a impressão que fica. Será que ele caminha de forma confiante ou de cabeça abaixada? E a forma de falar, é rápida e apressada? Calma e alta? Ou quem sabe, alta, gesticulando para chamar a atenção das pessoas? Porque, afinal, personalidade não se trata apenas de características físicas ou psicológicas, tudo isso tem que transparecer em como eles agem e reagem ao mundo em volta deles.

Motivação

É o que o faz agir ou reagir. Existem aquelas motivações primarias, o motivo principal que criou o conflito para seu personagem e o ajudou/forçou a agir. Também há as motivações secundarias, relacionadas as pessoas que ele conhece ou vai conhecendo durante o caminho que o fazem repensar se tudo e que o ajudam a ir em frente. Porém, o meu tipo favorito de motivação é psicologia e moral, são o conjunto de crenças que esse personagem tem e que o faz ir até o fim ou ajudar algum amigo só porque a consciência dele pede. Nem sempre a primeira motivação é sobre o personagem, mas, no fim, quem vai enfrentar os problemas é ele, assim, tomando aquela motivação para ele.

Abordagem

Aqui é onde entram os arquétipos. Qual vai ser o modo do seu personagem agir? Ele é do tipo rebelde? Do tipo herói incorruptível? Do tipo justiceiro? Quando definimos nossos personagens a partir de um modelo, fica mais fácil saber como eles agiram. Encontrando o “o que”, “o porquê”, e “o como” de sua personalidade:

  • O “o que” – Uma ação é executada, como, por exemplo, abrir uma carta;
  • O “porquê” – A carta é aberta porque alguém disse que contém uma informação extremamente prejudicial ao personagem;
  • O “como” – O personagem abre a carta ansiosamente, com medo, por causa do efeito calamitoso que seu conteúdo poderá provocar em seu personagem.

Aqui já temos uma ideia de parte da personalidade do personagem e sabemos exatamente qual será a abordagem dele durante toda historia.

Interação

É sobre o nível de interação com outros personagens ou aspectos da vida. O quão próximo ele é das pessoas? Ele é aberto a relacionamentos românticos e sexuais? Como ele trata familiares e amigos? Ele tem algum confidente ou alguém que o entenda e compreenda? Ele costuma se comunicar, falar sobre sentimentos e o que ronda a cabeça dele? E sobre as necessidades dele? Ele coloca os outros na frente? Costuma receber e doar, ou é algo sem equilíbrio?

Estrutura

Qual são os elementos básicos que formam a personalidade do personagem? Aquilo que se faltava destruiria ou mudaria completamente a personalidade dele? É a mania de mártir? É o jeito malandro? É a psicose paranoica? Qual é a característica principal que faz seu personagem ser o que ele é? E o melhor, o que aconteceria se ele perdesse isso? Ele enlouqueceria? Viraria o vilão da história? Se mataria? Por isso que é importante ter uma estrutura planejada para nossos personagens.

Esses são alguns aspectos interessantes a se pensar na construção de um personagem. Geralmente eu sempre tenho uma ideia desses pontos. Existe mais algum que vocês dão atenção maior?

FONTE

http://www.writingeekery.com/5-dimensions-of-personality/

2 comentários em “DIA 70 – Aspectos da personalidade #100diasdeprodutividade #personagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.