DIA 55 – Sua idade define sua escrita #100diasdeprodutividade #conversas aleatórias

Olá, como vão todos? Aqui estou mais uma vez, tentando entender porque nem sempre nosso texto vai sair como queremos.

Um dos motivos mais simples para os trancos e barrancos pelo caminho é a sua idade.

Sei que parece óbvio, mas… mesmo uma pessoa que nunca escrever uma história na vida, comparada com um adolescente ou no começo da vida adulta terão diferenças. Vocês já pararam para prestar atenção nisso? Eu, pessoalmente, nunca vi texto mais maduro — e quando digo maduro é escritores que retratam o texto de uma forma mais detalhada e cuidadosa, aquele que se importa tanto com a forma quanto com quais técnicas serão empregadas nesse texto, — escrito por pessoas muito novas.

E de novo, isso faz parte do processo. Depois de um tempo, apenas escrever não será mais suficiente. Mas como isso acontece?

Ainda me lembro como costumava fugir de emoções muito fortes ou temas muito polêmicos. Eu não entendia que para ter conflito nas minhas histórias eu teria que explorar esse lado meu que eu insistia em fugir.

Também comecei a prestar atenção na ambientação da história. É uma coisa que eu ainda não gosto de ler ou escrever, porém, descobri que se não tivesse nem uma ambientação básica seria muito difícil situar os personagens e leitores dentro da história.

Consequências. Eu não prestava nenhuma atenção nelas. Era como se os capítulos fossem contos desconectados. Eu escrevia sem muita consciência e deixava minha escrita ir para onde ela quisesse ir, mesmo que o texto não tivesse nenhuma fluidez ou ordem no geral, o que sempre me levava ao bloqueio criativo. Mas será que era mesmo um bloqueio ou só uma completa falta de comprometimento?

E sinceramente? Isso é a pior coisa que eu vejo por aí. Pessoas falam que é bloqueio, mas no fim, é outra coisa. Elas apenas querem a parte divertida, ignorando que um enredo bem construído é vinte por cento diversão e resto dos oitenta, esforço e perseverança. E não, eu não me excluo disso. Se completei quatro ou cinco das vinte ou trinta historias que comecei, é puro milagre. Só quem escreve e chega até o fim sabe como é se sentir vencendo uma corrida de quinhentos mil metros e ainda sair vivo e ileso. Quer dizer, não completamente ileso, mas no fim do caminho eu com certeza vou ter aprendido algo que valeu a pena.

Então, se você ainda não chegou até lá, não se preocupe, tudo faz parte do processo de evolução de cada escritor. Você pode chegar lá mais cedo ou mais tarde, mas não tenha dúvida, a idade e a experiência chega para todos nós.

Obrigada por ler.

Ana.

2 comentários em “DIA 55 – Sua idade define sua escrita #100diasdeprodutividade #conversas aleatórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.