DIA 51 – Criando Conflito #100diasdeprodutividade

Olá, como vão todos? O assunto de hoje é sobre como aumentar o conflito em uma história ou cena. Como sempre, gostaria de agradecer todo o apoio de vocês.

Motivação

Seu personagem deve ter uma motivação. Pode ser em direção a concluir uma missão, fugir, lutar contra ela ou um objetivo totalmente ao contrário do que pessoas e profecias dizem que ele tem que fazer. É necessário ter algo que mova o personagem avante.

Lei de Murphy

É uma lei da física que diz: “Se algo pode dar errado, vai dar errado.” Use isso na sua história, faça seus personagens passarem por apertos e desafios, e se lembre de não pegar leve com eles. Se você tiver dó, eles raramente enfrentaram questões interessantes.

Falha de personalidade

As falhas estão lá por um motivo, não apenas para os tornar diferentes. Essas falhas devem contribuir para criar conflitos ou dificultar que seu protagonista chegue ao objetivo final.

Consequências

Não podemos nos esquecer das consequências. Geralmente é o motivo da maioria das histórias não terem conflito ou furos. Fazemos nossos personagens agirem de certa forma e no momento seguinte é como se nada tivesse acontecido. Então, se um personagem age, a reação à ação deve vir logo em seguida. Não tenha medo de se expressar, a falta de consequência é o que faz um texto ficar sem profundidade e fora de contexto. Tudo que temos que fazer é nos perguntar é: O que vem a seguir?

Perda

Faça seu personagem perder algo ou alguém. Essa pode ser a solução para fazer o personagem agir ou para impulsioná-lo a sair em missão. Pode também ser algo que acontece no meio da aventura, seu protagonista perdendo um companheiro ou amigo, ou no fim, como causa de fracasso. O objeto ou pessoa perdida sempre pode voltar no final, mas essa é outra escolha a se fazer.

Medo

Dê a seus personagens algo que eles temam. Nunca faça um personagem super poderoso ou que não tenha medos ou fraquezas, só assim poderemos nos identificar com eles. Afinal, se eles não têm medos, fraquezas ou coisas a aprender, eles não têm nada mais a contar ou nos ensinar.

Escolhas

Faça o personagem debater entre escolhas difíceis, entre o que ele quer, o que ele deve fazer ou o que é certo. O faça agir por vontade própria e pôr à prova que tipo de pessoa ele realmente é ao fazer a escolha certa ou a errada.

Crenças

O que seu personagem faria para alcançar os objetivos dele? Ele quebraria as próprias crenças, as modificaria? Passaria por cima de todos para ter o que quer? Ou faria o certo mesmo que tivesse que sacrificar algo pelo caminho?

Esconder informações

Seu protagonista tem algum segredo ou informação que outros personagens não têm? Ou cada personagem tem um tipo de informação diferente? Essa pode ser uma boa fonte de conflito ou desentendimentos.

Conflito de interesse

Personagens diferentes têm diferentes objetivos. Faça com que esses personagens se encarrem, não há como errar.

Aspecto emocional

Amo ver personagens antes frio e seguros se derreterem quando o emocional entra em cena, mostrando que há mais do que alguém capaz e independente. Amo ver eles se abrindo feito uma flor e depois, ou serem destruídos feito alguém arrancando suas pétalas, ou alguém os nutrindo e regando até que eles cresçam ainda mais resplandecentes.

O que vocês acharam do post de hoje? O que usariam para criar conflito? Deixe seu comentário abaixo e não esqueçam de curtir e compartilhar com os amigos.

FONTE

https://i.pinimg.com/1200x/8d/65/9c/8d659ccac805240f0815ab629d686c9b.jpg

http://www.ronizealine.com/2013/12/7-dicas-para-criar-conflito.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.