DIA 50- Como apresentar personagens #100diasdeprodutividade

Olá, como vão todos? Hoje quero compartilhar uma lista com alguns modos de apresentar novos personagens nas nossas histórias.

Um personagem salvando o outro

Digamos que seu protagonista está andando por algum lugar e vê pessoas em perigo. O que ele faz? Ele os salva, é claro. O protagonista pode ser um policial, alguém que sabe lutar ou alguém que estar ali e conseguiu salvar o outro personagem por pura sorte. É um ótimo jeito de começar uma história ou apresentar um personagem.

Personagens se encontrando por acidente e/ou bêbados

Essa aqui é divertida. O personagem pode esbarrar em algum conhecido em algum lugar, ou até em uma festa estando bêbado. A criatividade é o limite.

Através de um evento/ocasião especial.

Pode ser um casamento, enterro, festa de graduação, reunião de família e etc. Algo interessante pode acontecer em qualquer lugar.

Ser apresentado por um amigo em comum

Esse é o mais perto da realidade. Pode ser um encontro sem querer, o personagem e o amigo no shopping, encontrando outra pessoa ou pode ser um encontro planejado, alguém tentando dar uma de cupido. Quem é que nunca conheceu alguém novo assim?

Praticando ações

Aqui é quando nenhum personagem foi apresentado. A forma mais fácil de apresenta-lo é mostrar o personagem agindo, pode ser uma boa ação ou o personagem na rotina, mas tem que ser algo que faça o personagem se desviar do comum e faze-lo agir de forma diferente, nem que se seja por um momento, assim, chamando a atenção de outra pessoa.

Forçado ao convívio social

Que tal fazer com que o personagem vá a círculos sociais que ele não costuma frequentar? Pode seu um trabalho em grupo escolar, em uma festa, um novo cargo no trabalho ou até conhecendo um parente que o personagem nem sabia que existia.

Irritando personagens

Sabe aquele tipo de personagem quieto? Alguém os irritando ou os aborrecendo funciona. Ou aquele clichê de garoto popular zoando com a cara de outras pessoas? Também, são coisas antigas, mas que funcionam se usadas corretamente.

Missões

Quando o herói é mandado em missão é ele certamente irá conhecer pessoas pelo caminho. Difícil errar com essa.

Rotina

Mesmo que não percebamos, sempre conhecemos gente nova. Podemos não perceber, mas acontece. Por exemplo, um garoto novo sendo transferido para a escola/trabalho. Uma pessoa diferente que o personagem encontra no ponto de ônibus ou um cliente/paciente indo a uma clínica nova. Porque não inserir isso em nossas histórias?

Background/Flashback

Use cena com background/flashback para apresenta-lo. Eles podem ser pessoas do passado do seu personagem, que podem ou não aparecer no presente, ou podem ser personagens que representaram algo para o protagonista, ajudando a moldar o caráter deles, de forma positiva ou não. Afinal, o passado é tão importante quando o futuro em um enredo.

Através da fala de um personagem

É o mais comum de todos. Contar através de um personagem, assim, quando esse personagem aparecer já estaremos familiarizados com ele.

Na hora certa

Tem vezes que queremos muito apresentar aquele personagem que fará toda a diferença. Porém, sabemos que não é a hora certa. O que costumo fazer é analisar meus personagens principais e ver onde eles estão indo e quando esse personagem fará falta. Quanto mais importante ele for, mais cedo vou inseri-lo na história. Se eu não consigo apresenta-lo através de algum personagem, costumo começar um novo capítulo com ele em sua rotina normal, cedo ou tarde ele terá tempo para interagir com nosso protagonista. Tenha em mente a história e motivações dele, o apresente a seu protagonista quando a hora certa chegar, e, assim, tudo dará certo.

Obrigada por ler! Não se esqueçam de seguir o blog e curtir! Há alguma forma a mais que vocês usariam para apresentar um personagem?

FONTE

https://i.pinimg.com/originals/3e/7c/2b/3e7c2ba697adad4d7e4d08308e355940.jpg

https://www.nownovel.com/blog/how-to-introduce-characters/

2 comentários em “DIA 50- Como apresentar personagens #100diasdeprodutividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.