DIA 26 – Como construir um vilão complexo #100diasdeprodutividade

Como vão todos? Hoje eu gostaria de falar sobre um assunto que vem me inquietando nos últimos tempos, os vilões.

No blog eu já falei sobre algumas características que eles podem ter, mas nunca me aprofundei muito no assunto. Então, vamos a alguns aspectos que penso poder nos ajudar:

Motivação

O primeiro aspecto sempre será o motivo por trás das ações do vilão ou antagonista. Ele quer algo que geralmente vai contra as convicções ou objetivo do protagonista.

Poder

Sim. Às vezes o poder não é algo físico. Pode ser monetário, influencial ou até amoroso. O importante é que o vilão lutou para chegar onde ele está e não vai ser um desconhecido que vai tirar isso dele.

Controle

Reparem bem, qual a diferença do seu personagem protagonista para o vilão? E pelo o que eu vejo, o vilão sempre está passos a frente do protagonista até que nosso herói esteja apto a enfrenta-lo.

Historia de vida

Perceba que todo personagem tem uma história de vida, mas o que os separa são as decisões que foram tomadas no passado e para que eles se tornem vilões provavelmente ouve algo que os mudou o suficiente para afeta-los negativamente.

Traços positivos

Esse é outro aspecto que se não bem feito torna seu vilão em uma caricatura. Lembre de dar características que um herói teria. Algo bom e surpreendente. E se nas horas vagas ele for um bom feitor que faz hospitais para crianças? E se ele cuidar da mãe doente e ainda assim teve que tomar ações drásticas no resto do tempo?

Vá até o final

E o mais importante, para que um personagem realmente se torne um vilão: vá até as últimas consequências. Se ele se propôs a destruir o personagem, faça ele agir dessa forma até final até que o protagonista o derrote ou morra tentando, só assim o leitor não sentirá que perdeu tempo lendo algo que não vai para lugar nenhum, nos trazendo para o desfecho da narrativa.

Vocês concordam com isso? Colocariam algum outro aspecto? Deixe seu comentário a baixo e siga o blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.