DIA 17 – Organização narrativa #100diasdeprodutividade

Olá, como vão todos? Hoje compartilho com vocês um formulário para ajudar a planejar os pontos centrais da historia, criando assim a base do seu enredo. Algo antigo que estava entre meus arquivos, espero que seja de utilidade a vocês.

Quem é seu personagem principal?

Escreva algumas informações básicas sobre ele. Um livro pode ter mais de um personagem principal, mas isto tornará uma história mais desafiadora para desenvolver. Se houver vários personagens principais no seu livro, escreva algumas informações sobre cada um deles.

Qual o principal problema que seu personagem precisa resolver, ou que objetivo ele procura atingir? Porque isto é tão importante para seu personagem?

Se não for tão importante assim para seu personagem, procure por outro problema ou objetivo para ser o foco da sua história. Se seu personagem não se preocupa se o problema for resolvido ou não, seus leitores também não darão atenção à questão.

Que dificuldades terríveis existem entre seu personagem e seu objetivo/a solução do problema?

Faça uma lista. Se for fácil demais para seu personagem escapar dos problemas ou conseguir o que ele quer, a história não tem muito futuro.

Onde e quando (em geral) se passa sua história?

Por exemplo: em Miami, em 1987. Quantos mais detalhes sobre lugar e espaço, melhor.

Em geral, que tipo de livro você está escrevendo?

É uma comédia? Um drama? Um Thriller? Ficção científica? Etc.

Quais são os eventos principais que irão impulsionar seu personagem em direção à (ou para longe da) solução do problema central do livro, ou em busca de seu objetivo principal?

Faça uma lista.

Escreva um resumo de duas linhas sobre a ideia central do seu livro.

Você pode imaginar que está escrevendo a sinopse para a contracapa do livro. Esse resumo deverá incluir um personagem e um problema importante ou objetivo. Se descobrir que você não consegue resumir seu livro a apenas duas linhas, então sua ideia não está desenvolvida o suficiente e você deverá trabalhar melhor nela

Então, é isso. Esse questionário não foi desenvolvido por mim, mas estava a tanto tempo no meu pendrive que eu nem sei de onde ele saiu. Entretanto, achei que seria interessante para uma criar uma visão geral da historia. Sempre que eu puder vou deixar aqui as fontes de pesquisa, que geralmente são inglês.

Você concorda com esse questionário, discorda dele? O que você incluiria? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de seguir o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.