DICA DO DIA – Tipos de Personalidade, Parte II (Papel da Família) #dia16 #100diasdeprodutividade

Boa tarde, como vão todos? Hoje quero dividir com vocês uma teoria que pode ser interessante na hora de construir um personagem, a teoria de Blevins (1993), sobre Papéis da família.

De acordo com o texto, a teoria serve para analisar uma série de papeis que assumimos quando em sociedade, seja em família ou em local de trabalho e que frequentemente aparecem em nossas histórias. E com isso eu devo concordar, sabemos que existe o guardião ou guia que prepara nosso protagonista para os desafios sérios e sabemos que também existe a mãe protetora que cuida do protagonista até que ele esteja pronto para desbravar o mundo.

Agora, vejamos quais tipos de personalidades essa teoria nos oferece:

O acusador

Quando as coisas dão errado, o acusador aponta o dedo. Nunca há coincidências ou acidentes – alguém é o culpado. Ao fazê-lo, é claro, o acusador joga a culpa para longe de si.

O Líder de torcida (O encorajador)

A líder de torcida fica à margem e encoraja outras pessoas com grande entusiasmo. Embora não recebam os prêmios mais altos, eles são seguros, como personagens coadjuvantes, e podem muito bem ser populares.

O Distrator

O distrator chama a atenção para longe dos problemas e para as coisas que são mais fáceis de aceitar e manipular. Outros podem ser gratos por esta liberação de responsabilidade.

O Filho favorito

Essa pessoa tem um lugar especial no coração das figuras parentais. Eles recebem o melhor e são mais facilmente perdoados. Isso pode torná-los arrogantes.

O Herói

O herói sempre salva o dia quando as coisas dão errado ou pessoas são ameaçadas. Eles ajudam os indivíduos e a equipe em geral.

O Inválido

O inválido é/está doente, ferido ou é de alguma forma limitado ou não tem habilidades ou capacidades heroicas, às vezes por opção, outras, por circunstância da vida. Eles costumam ser um fardo para os outros que se sentem obrigados a carregá-los.

O Bobo da corte

Essa pessoa ilumina a maioria das situações, criando risos e leveza. Como o Distrator, ele ajuda as pessoas à evitar situações emocionalmente difíceis.

O Mártir

O mártir suporta o sofrimento, muitas vezes com pouca queixa. Eles podem sofrer a dor em nome de outras pessoas. Por esse sacrifício, eles recebem atenção, mesmo que seja de pena, simpática ou compreensiva.

O Mascote

O mascote é um símbolo de boa sorte. Eles são inofensivos e amados. Costumam oferecer pouco, porém transmitem bons sentimentos.

O Conciliador

O Conciliador acalma o conflito entre outras pessoas e ajuda as pessoas a resolver problemas. A reação deles é evitar conflitos e podem ceder perante outros indivíduos se for necessário.

O Rebelde

Os rebeldes são indivíduos independentes e autossuficientes que não se encaixam em seus ambientes, sejam eles família ou até mesmo entre os amigos. Eles se afastam e são afastados socialmente. Tem aparência e pensam de maneira diferente. Eles também podem ser irritantemente bem-sucedidos.

O Santo

O santo é incessantemente bom. Eles nunca pensam mal dos outros e trabalham para o bem de todas as pessoas. Eles podem se sentir superiores e podem ser alvo de inveja.

O Bode expiatório

Quando as coisas dão errado, o bode expiatório é aquele que sofre e aceita a culpa. Por isso, eles podem se sentir como um mártir, embora não sejam tratados como um.

O Cético

O cético é quem duvida e questiona tudo, acreditando que nada é absolutamente verdadeiro. Eles podem ser os buscadores da verdade ou perturbadores irritantes.

A Estrela

A estrela recebe status especial. Eles são colocados em um pedestal e adorados. Limitações são ignoradas e pontos fortes são superados.  Se espera que eles tenham um futuro brilhante.

Vocês conheciam essa teoria? Concordam com ela? Deixe sua opinião abaixo e não esqueça de seguir o blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.