DIA 13 – Como fazer os leitores chorarem #100diasdeprodutividade #diariodeaprendizado

Olá, como vão todos? No post de hoje gostaria da falar sobre algo nem tão óbvio, como fazer os leitores chorarem ou se emocionarem.

Na minha busca por informação, me deparei com um vídeo do canal CloserLook, no youtube, que dizia que havia varias formas de emocionar uma audiência, mas a mais fácil delas é escrever sobre alguma forma de injustiça.

Por exemplo, uma pessoa sendo condenada injustamente, em “À Espera de um Milagre” ou sobre solidão e perder tudo, sem ter um objetivo para viver, em “Up, alta aventuras”.

O segredo para criar tristeza não se baseia na ação e sim na reação daqueles afetados por isto.

Essa é a primeira sentença que o autor afirma, convicto e certo de sua posição.

No começo eu não entendi muito o que ele queria dizer.

Eu pensei, todo mundo não fica triste pelos mesmos motivos? Através da ação feitas por outras pessoas? Mas conforme fui vendo o vídeo, ficou claro. Não é importante a ação ou situação em si e sim como você escolhe mostrar essa tristeza, o importante é fazer o leitor simpatizar com a tristeza do personagem, explicando através de cena a tristeza, ao invés de apenas dizer que ele está triste.

Nunca diga, ele está triste. O real desafio é mostrar como ele está triste.

E para provar isso, eu mesma tenho um exemplo. Na minha historia, depois que uma pessoa muito querida pro meu personagem morre, ela entra em depressão. Tem coisa mais triste do que depressão? Todo sabe o que é, e já deve ter sentido em algum ponto da vida. O pior foi retratar isso no papel, mostrar como todos ao redor do personagem não o entendiam, achando que ele estava exagerando. A verdade é que no fim, nada do que ele acumulou durante a vida se comparava com a pessoa que meu personagem tinha perdido, o deixando sem chão e desolado. Ele não comia, não se movia e ficava deitado na cama esperando até o dia que a morte viesse por ele também. Claro que aconteceu algo para o tirar desse marasmo, o que no momento não vem ao caso.

Vocês entendem o que quero dizer?

Um escritor medíocre fará o leitor entender que o personagem está triste. Um bom escritor fará o leitor entender porque um personagem está triste.

Como eu falei acima, esse ponto é essencial. Aqui é onde usamos, o “Mostre, não conte” ou o “Show, Don’t telll”. Se você não deixar o personagem se expressar pelas próprias ações, como você espera que os leitores sintam a dor dele? Quando mais pessoal for sua historia, mas fácil será passar a emoção necessária.

Assim, encerramos esse post com o vídeo acima mencionado. Vale muito a pena dar uma olhada, até porque tem legenda em português. Então, na hora de escrever, procure se focar em sentimentos comuns a todos nós, a injustiça, a coisas que foram encerradas no meio ou tiradas de nós, ou até mesmo aquelas que nunca puderam ser vividas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.