DIA 8 – Inspiração criativa (Prompts) #100diasdeprodutividade

Olá, como vão vocês? Hoje gostaria de trazer algumas sugestões sobre como se manter criativo. Seja com uma historia já em desenvolvimento ou seja nós, reles mortais, tentando encontrar alguma inspiração na escrita.

Eu pensei em fazer um post sobre inspiração e toda aquela psicologia que está espalhada pela internet, mas decidi fazer isso com um toque mais pessoal. Então, como eu me mantenho inspirada? Eu não me mantenho, isso é coisa de iniciante, infelizmente. Como meus bloqueios são psicológicos e não criativos, uso alguns truques que sinceramente funcionam para mim.

2 por 1

Como eu fico meio obcecada ou me canso muito rápido do que estou escrevendo, costumo manter mais de um projeto por vez. Tento fazer um o mais diferente do outro possível, assim eu não me sinto tentada a escrever coisas e misturar as duas ideias. Quando empaco em um, volto pro outro. Claro que manter um roteiro ou planejamento prévio sempre ajuda.

Se desligar

Quando isso não funciona, é hora de tentar algo. Pode ser uma nova leitura, tanto livros técnicos, como literatura ou fanfic. Até uma nova serie ou anime já ajuda. Culturas diferentes sempre me motivam a descobrir mais e escrever mais. O importante aqui é tirar sua cabeça dos problemas de escrita e relaxar o cérebro. Se você sair disso com uma nova ideia, melhor ainda.

Na base da força

As vezes, não teremos escolha. Vai ter aquele prazo ou pessoa te apressando e não haverá nada que poderá evitar essa situação. O solução é sentar a bunda na cadeira e escrever. Não se preocupe, o importante aqui é colocar as palavras no papel. É por isso que existe a revisão e reescrita. O que costumo fazer é escrever, dar uma revisada no mesmo dia, deixar a ideia fermentando por uma semana e depois voltar para uma revisão final. Quando mais tempo o texto descansar, melhor é. Geralmente, é quando meu texto toma a forma certa. Ou quase certa. Ninguém é perfeito.

Desafios criativos (Prompts)

Sim, os tão famosos prompts. Aquelas imagens que geralmente tem um paragrafo ou imagem que servem de inspiração. Mas vocês já pararam para pensar que qualquer coisa pode ser um prompt? O livro que você está lendo, uma conversa que se ouve na rua, de verdade, qualquer coisa. Acontece como um estalo, uma hora me sinto vazia e no segundo seguinte, minha mente está cheia de ideias. Minhas melhores ideias vem quando eu estou olhando pela janela ou na cama antes de dormir onde meus pensamentos voam soltos, no meu estado mais relaxado.

Para encerar esse post, gostaria de compartilhar alguns vídeos com vocês que talvez ajudem a visualizar isso melhor. Como esse, sobre confissões antes de pessoas morrerem.

Ou esse aqui, sobre inspirações na vida real usadas em livros.

Porem, o mais interessante é esse, sobre o Prédio do Joelma, uma casa brasileiro. Vale a pena dar uma olhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.