DICA DO DIA – INSPIRAÇÃO

Dica do dia - 2

Uma das coisas que eu mais escuto de escritores é: “Eu não tenho inspiração para escrever”. Esse geralmente é o momento em que eu paro e penso sobre o que realmente significa a palavra “inspiração”. É um estado de espírito? É o enredo que não se encaixa? É a falta de vontade de escrever?

Eu diria que é tudo e nada disso ao mesmo tempo e eu gostaria de informa-los que inspiração, em seu sentido mais puro, não existe. Ela não vai vir até você e te mandar o enredo de uma historia inteira e se materializar em palavras durante a noite sem que você tenha que mover um dedo; não é assim que acontece. Eu gosto de pensar que a não-inspiração nada mais é do que a ausência de informação sobre tal campo de interesse e que é constituído pela falta de organização, planejamento e falta de conhecimento necessária para fazer a historia acontecer.

Nesse caso, só há uma solução: buscar conhecimento. E quando eu falo buscar conhecimento, eu não me refiro apenas a uma pesquisa. Não, o problema é maior que esse. Aqui eu falo sobre o conhecimento de mundo, isto é, conhecer o seu gênero e subgêneros. Se é um original você tem que ler os livros que enquadram tais gêneros dentro de sua área de interesse, se for uma fanfic você deve ler as historia dentro daquele fandom. Porque, quando eu falo isso, eu estou sendo seria. Se você fosse escrever um artigo sobre biologia, você não iria atrás de todos os textos sobre esse assunto para ter informação o suficiente para poder montar sua tese? Uma historia, original ou não, precisa dos mesmos requisitos.

Em resumo, é essencial que abandonemos essa noção enganadora e fantasiosa, porque essa doce senhora chamada ‘inspiração’, que de inspiração não tem nada, só é desenvolvida a partir do momento que você passa a ter conhecimento sobre tal assunto, dando o estímulo que nosso cérebro precisa para pensar sobre tal assunto e fazer uma discussão mental. É melhor ainda se você tiver alguém de confiança para discutir essas ideias.

Lembre-se: você só terá ideias a partir do momento que você tiver experiência de leitura e informação sobre o assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.