USANDO O CENÁRIO PARA CONSTRUIR UM ENREDO

Como vão todos? O tema de hoje é sobre o cenário e como ele pode acrescentar para uma boa construção de mundo e enredo. Para ser sincera, eu não reparo muito como o mundo das minhas histórias é formado, eles geralmente progridem junto aos personagens e acontecimentos. Então, resolvi fazer uma pesquisa e sugerir aqui alguns detalhes que talvez possa ajudar a todos nesse processo por vezes complicado:

Lugar

O aspecto mais óbvio é ter em mente em que lugar a história se passa. É em uma cidade? Um país? Um planeta? O quarto do seu personagem? Um reino místico? Quanto mais específico melhor, pois, os lugares que seus personagens frequentam dizem muito sobre ele. Por exemplo, se eu te dissesse que meu personagem favorito costumava dormir em um armário de vassouras, o que isso diria sobre ele? Esse detalhe específico é marcante ou não? E o que isso diz sobre ele e o mundo em que ele está inserido?

Cultura

Eu diria que esse aspecto vem acompanhado do Lugar e é onde podemos analisar os aspecto que nos dizem como tal sociedade se comporta. Quais são a suas leis? Quais são os seus taboos? Qual a moral das pessoas daquele mundo? Como se dá a política? O esporte ou práticas religiosas? A educação é importante para aquela sociedade? E qual é a noção de tecnologia daquele povo e como eles veem a guerra?

Tempo

Se eu pudesse dizer me baseando em uma escolha pessoal, eu diria que esse aspecto é o que eu menos presto atenção apesar de ter melhorado nesse quesito. Aqui podemos nos focar no tempo em seu sentido mais literal. Quando sua história acontece? Durante a guerra fria? A era Vitoriana? Anos 60? Anos 70? Ou também podemos analisar esse aspecto por algo mais simples; sua história acontece durante uma hora? Um dia? Uma estação? Um ano? Ou é a história de uma vida inteira, sendo contada através dos anos?

Objetos

Objetos também podem ser um aspecto que ajuda a construir um boa ambientação de mundo. Por exemplo, quais animais de estimação seriam comuns nesse mundo? Quais itens ou possessões seriam de comum conhecimento? Qualquer que seu personagem possa tocar, ver, ouvir, sentir ou provar ajuda na descrição do cenário.

Mudanças

O que eu mais gosto de ver em uma história é quando acontece uma mudança que afeta não somente o personagem, mas ambiente o ambiente também.

  • Um fenômeno da natureza: quando o clima do ambiente muda e causa conflito na vida dos personagens, como uma tempestade ou um furacão.
  • Tecnologia: um erro técnico que corta a energia ou um hacker que tem o poder de controlar sistema importantes.
  • Perda de objetos: Se uma personagens perder item e isso afetar o ambiente ou um item biológico, como uma bomba, cair nas mãos erradas.
  • Mudanças societais: Mudança de atitude, leis e política poderia alterar o cenário. Como uma bomba ou um experimento biológico que mudaria o habitat ou as pessoas, criando novas espécies.
  • Mudanças geográficas: Seu personagem poderia se mudar para outro país ou casa. Ele poderia se perder em um lugar que ele não conhecesse ou poderia ser obrigado a ir em busca de algum lugar específico.

Proposta de desafio

Agora que analisamos alguns pontos em relação a construção de cenários, eu gostaria de deixar um desafio para vocês. Criem um enredo focado no cenário e depois apliquem nele uma mudança que afete a vida dos personagens e que modifique o cenário de alguma forma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.