COMO ESTRUTURAR UMA HISTÓRIA

Como vão todos? Eu trago aqui mais uma forma de estruturar nossa história, mas dessa vez peguei emprestado o esquema que eu vi no site “Ficção em tópicos”. Estou repassando isso para vocês porque é o jeito mais simples que eu encontrei de organizar uma historia do inicio ao fim.

Já no começo do tópico eles dizem que: “Estruturar uma história é pensar nos principais acontecimentos do enredo em ordem cronológica. O benefício que isso traz para o escritor é uma visão geral de como a história começa, se desenvolve e termina.” E eu concordo com cada palavra, embora me pareça uma explicação bem simplista.

Agora, vamos ao passo a passo que eles nos dão:

Escreva um roteiro: “divida sua história em capítulos. Jogue anotações a torto e a direita. Não se preocupe se, mais tarde, você precisar alterar, cortar ou adicionar capítulos. Uma vez que você tem a cronologia da história definida, fica mais fácil fazer alterações e testar novas ideias.” E novamente, acho que essa explicação é muito simples. O que acontece com o tema, com a premissa, com os arcos narrativos? É um jeito prático de escrever, mas eu acabaria me perdendo durante a escrita. Para quem tem o perfil improvisador ou improvisador editor essa forma de escrever daria muito certo.

Ficha de personagens:
criar fichas sobre os personagens principais da sua história é uma maneira organizada e pragmática de definir o papel de cada um deles na narrativa. Considere o passado, o presente e os desejos para o futuro de cada personagem, assim como suas características físicas, psicológicas e sociais.” Já aqui acho de muito bom gosto e utilidade, embora eu tenha que dizer que eu nunca precise fazer isso, no máximo eu anoto o nome dos personagens e onde eles apareceram pelo simples fato de eu planejar a minha história de acordo com meus personagens e não ao contrário, pois o mais interessante para mim é imaginar o comportamento deles e como eles reagem a um novo conflito.

Ficha de cenários: “procure por imagens de referência dos locais onde as cenas da sua história vão se passar. Faça anotações sobre arquitetura, os estímulos sensoriais, a cultura (costumes, rituais, paradigmas) e as hierarquias de poder  desses espaços”. Esse é outro ponto que durante o planejamento eu não consigo dar muita atenção, eu até tento, mas… eu dou uma descrição básica do cenário e deixo para meus leitores imaginarem o resto. Afinal, você prefere ler sobre as interações entre os personagens ou descrições longas e chatas sobre arquitetura?

Timelines: toda narrativa tem duas versões, a do escritor (que tem uma visão geral da história completa) e a do leitor (que vai descobrindo a história a medida que vai lendo). Criar timelines (linhas do tempo) paralelas de cada versão da história vai ajudar você a determinar que informações devem ficar implícitas nas entrelinhas e quais precisam ser reveladas a cada momento do enredo.” Então, aqui é onde eu mais acho complicado. Se fosse um romance de mistério, tudo bem, mas um romance romântico ou aventuresco? Eu não sei… eu gosto de ir desvendando a história junto com meus leitores e deixar que o narrador da história leve os fatos até quem lê sem muito mistério. Porque surpreender o leitor e ser misterioso são coisas completamente diferentes. Enfim, talvez eu não goste dessa visão porque eu não gosto de mistério no geral, em filme ou livro, e se eu fosse usar algum tipo de mistério seria apenas se a história realmente pedisse esse tipo de artifício, então, ao invés disso, eu acho interessante fazer a timeline de cada personagem e como eles se encontram e se cruzam, do presente, do passado e do futuro, assim quando um momento inusitado chegar você vai saber como seu personagem deve se comportar, de forma que soe natural e real. 

O que vocês acharam desse modo de estruturar a história? Vocês usariam esse método? Usariam parte dele? Vocês concordam comigo ou pensam de forma diferente? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

fonte: Ficção em tópicos – 3 dúvidas comuns de escritores iniciantes

PS: quem quiser testar esse método e quiser que eu dê um feedback é só enviar o texto por comentário ou email.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.